Defensoria propõe parceria para levar educação em direitos às escolas estaduais

Por: Larissa Claro – Publicado em: 26.04.2023

 

Interessada em contribuir com a formação de crianças e adolescentes para o exercício da cidadania, a Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) propôs à Secretaria de Estado da Educação uma parceria para levar às escolas estaduais um projeto de educação em direitos. O assunto foi discutido nesta quarta-feira (26) pela defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, e pelo secretário da pasta, professor Antônio Roberto de Araújo Souza.

A reunião aconteceu no Centro Administrativo estadual e contou com a participação do subdefensor Administrativo, Sylvio Porto, e da defensora pública Remédios Mendes.

De acordo com a DPG Madalena Abrantes, a ideia é empoderar os estudantes sobre os seus direitos a partir da distribuição de cartilhas e da presença de defensores públicos nas escolas. “A educação em direitos é um instrumento importantíssimo para viabilizar a razão maior de ser da Defensoria, que é o acesso à justiça das pessoas em condição de hipossuficiência e vulnerabilidade. Educar e conscientizar as pessoas sobre seus direitos é, portanto, uma missão para a Defensoria e nós estamos nos colocando à disposição para levar esse conhecimento aos estudantes”, ressaltou.

A Escola Superior da DPE-PB já realiza de forma pontual ações de educação em direitos a partir do projeto Educar para Transformar. A ideia é expandir essa ação para as escolas da rede estadual de ensino, com as adequações necessárias em conformidade com a Secretaria de Educação.

O secretário Roberto Souza recepcionou com entusiasmo a iniciativa da Defensoria Pública. Ele se comprometeu a discutir o assunto com as respectivas gerências e comentou sobre a possibilidade de inserção desses conteúdos em escolas de tempo integral, já que o Programa de Educação Integral tem um currículo diversificado e com organização curricular flexível, com a oferta de disciplinas eletivas.

 

Mais notícias