Defensoria participa de articulação para coleta de dados sobre pessoas em situação de vulnerabilidade

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) está contribuindo para a estruturação de uma busca ativa destinada a identificar pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica no município de Coremas, no Sertão paraibano. O objetivo da iniciativa que envolve vários órgãos é traçar um diagnóstico da realidade enfrentada por esse público e fomentar a criação de políticas públicas que atendam às suas necessidades.

Na última quarta-feira (19), o defensor público da comarca, Rafael Beltrame, a convite da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, se reuniu com representantes desta secretaria e das pastas da Assistência Social e Saúde, além da Polícia Civil, Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e da sociedade civil para discutir o assunto.

O primeiro passo aprovado na reunião foi a realização de uma busca ativa para identificar e coletar dados de pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica no município.

O defensor explica que a mobilização teve início após uma reunião ocorrida no dia 22 de janeiro deste ano, convocada pelo delegado de Polícia Civil de Coremas, Thitto de Amorim, com o objetivo de discutir a situação de pessoas em vulnerabilidade social em um imóvel abandonado da cidade.

Como resultado das discussões realizadas no início do ano, a Defensoria Pública propôs um protocolo de coleta de informações, que já vem sendo aplicado pelos Creas junto a população vulneável em atividades de campo.

“A última quinta-feira foi muito enriquecedora para a cidade, pois diversos setores da comunidade puderam apresentar suas ideias de forma dialética, colaborando para o salutar direcionamento do enfrentamento dessa questão, que é tão relevante para a cidade”, destacou o defensor público Rafael Beltrame.

Participaram da reunião intersetorial a secretária municipal de Saúde, Jainara Gomes de Jesus; a secretária de Ação Social, Janaina Lino Magalhães; a procuradora-geral do Município de Coremas, Juliana Silva Dunder; o delegado de Polícia Civil de Coremas, Thitto de Amorim; e o defensor público do Estado da Paraíba, Rafael Beltrame.

Texto: Felipe Bezerra e Larissa Claro
Foto: Arquivo pessoal

Mais notícias