Defensoria garante internação urgente de bebê que teve procedimento negado por plano de saúde

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) entrou com um pedido liminar de tutela antecipada antecedente contra uma operadora de plano de saúde e garantiu a internação hospitalar de um bebê. A ação foi ajuizada pelo Núcleo Especial de Defesa do Consumidor (Nudecon) após o plano negar a internação, alegando que o contrato estava em período de carência. A decisão é da 2ª Vara Cível da Capital.

De acordo com a ação, a criança deu entrada no Hospital AMIP, em João Pessoa, apresentando tosse, dispneia, tiragem intercostal e diafragmática. Na ocasião, ela foi diagnosticada com um quadro grave de bronquiolite e pneumonia, necessitando urgentemente ser internada. Contudo, apesar da gravidade do caso e da mãe requerer diversas vezes a internação, a operadora Unimed João Pessoa, responsável pelo plano, informou que o procedimento não poderia ser realizado devido ao prazo de carência contratual em vigência.

Assim, a Defensoria Pública solicitou a prioridade na tramitação processual, baseada no artigo 1048, do Código de Processo Civil (CPC) e a concessão da tutela de urgência, liminarmente, levando em conta a existência do direito e o risco de dano iminente à criança.

O juiz Gustavo Procópio Bandeira de Melo, da 2ª Vara Cível da Capital, deferiu os pedidos, ressaltando a gravidade do caso, e determinou que a Unimed João Pessoa seja obrigada a autorizar e custear todo o período de internação hospitalar do menor. Também estabeleceu o prazo de 15 dias para que a operadora apresente defesa.

“No caso concreto, a probabilidade do direito e do perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo estão configurados pelo fato da promovente apresentar quadro grave de bronquiolite e pneumonia […] Defiro a antecipação da tutela pretendida, para determinar que a Unimed João Pessoa – Cooperativas de Trabalho Médico, seja compelida a autorizar e custear todo o período de internação hospitalar do promovente”, determinou.

Por Daiane Lima

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.