A defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, e a coordenadora de projetos e defensora Vara de Execução de Penas Alternativas (VEPA), Elizabete Barbosa, foram recebidas nesta terça-feira pelo secretário de Estado da Administração Penitenciária (SEAP), João Alves de Albuquerque. O objetivo da reunião foi discutir parcerias em projetos de reinserção social de pessoas privadas de liberdade.
Uma das prioridades dos órgãos neste quesito é a modernização do maquinário da padaria-escola, importante iniciativa de inserção de reeducandos no mercado de trabalho, considerado um dos maiores estabelecimentos do setor de panificação na Paraíba, com uma produção diária superior a 12 mil pães, distribuídos entre as unidades penitenciárias da Região Metropolitana de João Pessoa.
“A Defensoria Pública tem uma preocupação muito grande com as ações de ressocialização porque muitos entram no crime por falta de opção e nós não queremos que eles permaneçam no crime, Para isso, é muito importante o trabalho na vida dos reeducandos para que eles tenham uma profissão quando sair, tenham um direcionamento e não retornem para a criminalidade. A padaria é um equipamento muito importante, mas o maquinário está defasado, então vamos unir forças e, através de projetos, buscar a sua modernização”, ressaltou Madalena.
“Nós temos uma parceria muito boa com a Defensoria, que nos ajuda demais, colabora com o sistema penitenciário, tem um papel importante no acompanhamento dos processos dos reeducandos, na fiscalização das unidades penitenciárias e apresentação de diagnósticos. Agora, queremos ampliar essa parceria para construir uma nova padaria do sistema penitenciário em virtude da necessidade de renovar esses equipamentos, bem como, fazer novos cursos profissionalizantes para outros reeducandos ou até familiares de reeducandos”, pontuou o secretário João Alves.
Por Larissa Claro