Defensoria e Aemp vão ofertar cursos a mulheres vítimas de violência

Por: Ascom-DPPB – Publicado em: 23.10.2017

 

A Defensoria Pública da Paraíba (DPPB) e a Associação das Esposas dos Magistrados da Paraíba (Aemp) vão firmar uma parceria para proporcionar capacitação profissional e assistência psicológica a mulheres vítimas de violência doméstica. A proposta foi levada à defensora pública-geral Madalena Abrantes pela presidente da Aemp, Ana Lúcia Alencar Pereira.

A expectativa é que o projeto Cuidar, desenvolvido pela professora Leda Maria Maia, do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e que agora tem o apoio da Aemp, seja colocado em prática a partir de fevereiro de 2018. Também vão participar da iniciativa o Tribunal de Justiça da Paraíba, o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Para definir como será a participação da Defensoria Pública no projeto, duas reuniões foram realizadas na sede da DPPB, em João Pessoa, nos dias 11 e 16 de outubro. De forma geral, a ideia é oferecer cursos de capacitação, assistência psicológica e palestras às mulheres vítimas de violência. A Defensoria Pública será a ponte entre o público-alvo e as ações ofertadas. O encaminhamento será feito com base nos atendimentos realizados pela DPPB nas Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam) das regiões Norte e Sul de João Pessoa.

“O papel da Defensoria Pública será o de encaminhar as mulheres agredidas para atendimento pelo projeto Cuidar, para que elas possam se sentir motivadas e valorizadas ao aprender uma nova habilidade profissional e, posteriormente, se inserir no mercado de trabalho”, explicou a psicóloga Vanilda Bahia Luna, que é da DPPB e atua na Deam-Sul

As atividades ocorrerão em um espaço próprio da Aemp: o Centro Profissionalizante Nossa Senhora de Fátima, que está localizado na Rua Rodrigues Chaves (avenida das Trincheiras), no Centro de João Pessoa.

 

Mais notícias