Defensoria conclui primeira turma do projeto Grupos Reflexivos no Presídio do Róger

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) concluiu nesta sexta-feira (26) a primeira turma do projeto “Grupos Reflexivos de Homens Autores de Violência Doméstica e Familiar” no Presídio Flósculo da Nóbrega (Róger), em João Pessoa. Na ocasião, 20 participantes receberam certificados e declaração de horas pela presença nas sessões realizadas por profissionais da Defensoria Pública.

Em dezembro, a DPE promoveu o encerramento da primeira turma formada por autores de violência em cumprimento de penas alternativas, encaminhados pelo Tribunal de Justiça da Paraíba. Dez participantes receberam o certificado pela presença nas sessões realizadas na Defensoria como parte do cumprimento da pena.

Já a turma desta sexta-feira é a primeira formada por homens recolhidos no Presídio do Róger, acusados de violência doméstica e familiar. As sessões tiveram início em outubro com o objetivo de promover uma oportunidade de reflexão e orientação para os homens autores de violência e possibilitar a mudança de comportamento desses agentes de violência doméstica e familiar contra as mulheres. Durante um período de doze semanas, foram realizadas 15 sessões no presídio.

Na solenidade de conclusão da primeira turma, a defensora pública Fátima Diniz, coordenadora do Núcleo Especial de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem), ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela DPE para que novos casos de violência doméstica não ocorram.

“O êxito do projeto é notável, evidenciado pelo feedback dos reeducandos que, ao compartilharem suas experiências, deixaram claro como se sentiram sensibilizados a reavaliar suas atitudes. A metodologia empregada pela equipe multidisciplinar atesta a qualidade do projeto, e a Defensoria Pública da Paraíba já começa a colher os frutos desse esforço. É gratificante testemunhar o comprometimento da instituição na execução dos grupos reflexivos, enquanto já presenciamos os resultados positivos se manifestando”, disse a defensora Fátima Diniz, Coordenadora do Núcleo da Mulher da Defensoria Pública.

A solenidade também contou com as presenças da psicóloga Luzauri Costa e do assessor jurídico Newton Soares, entre outros colaboradores do projeto. O diretor do presídio, Edmilson Alves de Sousa (Selva) acompanhou a solenidade.

METODOLOGIA – A iniciativa trabalha com homens que cumprem medidas cautelares e alternativas penais, com o objetivo de romper o ciclo de violência e estabelecer relações familiares saudáveis. Nos encontros promovidos dentro do presídio, foram realizadas palestras e dinâmicas por profissionais da instituição relacionadas ao autoconhecimento e conscientização das relações, além do respeito à dignidade humana.

PROJETO – O projeto Grupos Reflexivos busca evitar a promoção de ciclos de violência, além de atuar como uma importante ferramenta no fortalecimento de laços familiares, a partir da disseminação de valores éticos e de respeito à dignidade humana. A ação conta com o apoio do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap).

Por Daiane Lima 

 

Mais notícias