A construção de uma sociedade mais justa, plural e inclusiva foi a inspiração do projeto “Aurora em Movimento”, que homenageou 61 mulheres que se destacam em suas trajetórias pessoais e profissionais no Estado. Entre as homenageadas, as defensoras públicas Madalena Abrantes, Ângela Abrantes e Maria da Glória Oliveira foram reconhecidas durante a solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (28), na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).
A iniciativa, promovida em parceria pelo TRE-PB e pela OAB-PB, marcou simbolicamente o encerramento da gestão da desembargadora Agamenilde Dias na presidência do Tribunal.
Ao saudar as homenageadas, a magistrada destacou o significado do projeto para o fortalecimento da presença feminina nos espaços de poder e decisão. “A Aurora em Movimento é exatamente isso: a mulher em movimento, abrindo espaço para outras mulheres, de forma que a nossa invisibilidade seja já, já, coisa do passado. É um olhar de inclusão para a mulher, de que nós podemos, ombreadas, trabalhar pela construção de uma sociedade justa, inclusiva e harmônica”, afirmou.
Além das representantes da Defensoria Pública em atuação, a defensora pública Fátima Lopes, falecida em 2010, foi homenageada postumamente, recebendo reconhecimento pela sua contribuição histórica à instituição e à promoção dos direitos das pessoas vulnerabilizadas.
Em nome das defensoras públicas homenageadas, a defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, agradeceu a distinção e reforçou a importância do projeto para inspirar novas gerações de mulheres.
“Recebemos essa homenagem com alegria e, sobretudo, com um grande senso de responsabilidade. Este certificado traz a lembrança de que nossa missão diária é lutar por uma sociedade mais humana e inclusiva, onde a justiça alcance a todos e todas. Que a Aurora em Movimento siga iluminando o caminho das mulheres que vêm depois de nós”, destacou a DPG.
Além de representantes do sistema de Justiça, o projeto homenageou também mulheres atuantes em diversas áreas, como a política, a comunicação e o ativismo social.
O certificado entregue às homenageadas reconheceu a coragem e a dignidade com que cada uma delas contribui para uma sociedade mais justa e plural.
Texto: Larissa Claro
Foto: Robeto Marcelo