Defensora Remédios Mendes recebe o Título de Cidadã Pessoense em sessão solene da CMJP

Com o plenário lotado de representantes de movimentos sociais, defensores públicos e familiares, a Câmara Municipal de João Pessoa entregou nesta sexta-feira (14), em sessão solene, o Título de Cidadã Pessoense à defensora pública Maria dos Remédios Mendes. A honraria foi proposta pelo vereador Marcos Henriques, que presidiu a sessão.

Remédio Mendes é natural de Sousa (PB) e coordena atualmente o Núcleo Especial de Saúde (NES) e a Coordenadoria de Defesa dos Direitos Homoafetivos, da Diversidade Sexual e do Combate à Homofobia da Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB). É formada em Direito e Ciências Políticas e Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e pós-doutora em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UnB).

“Receber tamanha honraria fez meu coração entrar em estado de poesia. Minha gratidão e meu renovado compromisso de honrar a cidade que agora me pertence. Quanto orgulho por esse pertencimento, um grande presente. Para chegar à patente de pessoense, andei por estradas, bebi em diversas fontes da sabedoria, das filhas de Santa Teresa, de quem sou filha de coração. Viva João Pessoa!”, concluiu a homenageada Maria dos Remédios Mendes.

O autor da propositura falou da alegria de entregar essa importante honraria da Casa Napoleão Laureano. “É motivo de muita honra conceder esse título de cidadania à Maria dos Remédios, que é defensora pública, mas que não se limitou apenas ao exercício da sua função. Ela se especializou em muitas áreas, mas o que me motivou foi sua atuação nos direitos humanos”, destacou Marcos Henriques.

O parlamentar ainda pontuou que Remédios compra causas dignas da cidadania e da diversidade. “E isso me fez perceber uma cidadã de Sousa, radicada há muito tempo em João Pessoa, e toda contribuição que ela dá a esse debate, um debate corajoso sobre a diversidade sexual e religiosa. Esse espírito cidadã da dra. Maria dos Remédios me fez propor à Câmara Municipal esse título de cidadania, que representa um momento de reconhecimento a toda sua bagagem e contribuição para a nossa sociedade”, afirmou.

A defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, ressaltou a trajetória de Remédios, a quem conhece desde a época de estudante. Ela destacou as ações conduzidas por Remédios que transformaram a vida das pessoas, como tantas ações individuais e coletivas na área da saúde e também na defesa dos direitos da população LGBT, como o casamento coletivo, que se tornou um marco histórico para a Defensoria na garantia de direitos dessa população.

“A iniciativa ‘Meu Direito Começa Pelo Nome’, que promoveu mutirões de retificação de prenome e gênero para a população trans, é outra grande ação que se repete a cada ano e demonstra seu compromisso com a dignidade e o respeito à identidade de cada indivíduo. Ter você nos quadros da nossa Defensoria me enche de orgulho, pois você representa o que há de mais nobre na defesa dos direitos humanos”, ressaltou a DPG.

EXEMPLO – Presente na solenidade, o suplente de deputado federal Raniery Paulino (Republicanos) disse que Dra. Maria dos Remédios é uma pessoa que tem postura e nos inspira a seguir o modelo, o exemplo. “Dra. Remédios é um patrimônio paraibano e não podia ficar apenas em Sousa. Ela tem um trabalho social muito importante na saúde, na defesa dos direitos sociais e na diversidade. É uma mulher guerreira, forte e que nos inspira a seguir”, acrescentou.

HOMENAGEM JUSTA – Elson Pessoa de Carvalho, Defensor Público, destacou que a homenagem recebida pela Dra. Maria dos Remédios não foi à toa e que não é coisa de política. “A concessão de um título de cidadania, muitas vezes a gente imagina que é uma coisa gratuita, por algum motivo ou outro. Mas, nesse caso específico, todos nós temos a certeza de que estamos assistindo uma homenagem extremamente justa”, salientou.

INSPIRAÇÃO – Fátima de Souza, professora doutora da Universidade de Brasília (UNB), disse que Remédios é o exemplo vivo da força, da resiliência da mulher sertaneja. “Além da atuação profissional exemplar, ela tem sido inspiração para muitos e muitas, mostrando que é possível conciliar a vida pessoal e profissional de forma equilibrada, mostrando que é possível construir um mundo mais justo e solidário, em todas as esferas da vida pública e privada, sem que nenhum seja diminuído da outra”, pontuou.

Entre os presentes, participaram da sessão o coordenador da Ong Iguais, Dhell Félix; o Corregedor de Justiça da Paraíba, Francisco Sarmento; e a líder religiosa Mãe Renilda.


Por Larissa Claro

Mais notícias