Conselho Superior empossa Madalena Abrantes como defensora pública-geral do biênio 2025/2027

“Não existe sucesso, se não houver luta.” Com esta frase, a defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, deu o tom da gestão da Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) no biênio 2025/2027. O discurso aconteceu nesta sexta-feira (7), durante a 117ª Reunião Extraordinária do Conselho Superior, que empossou Madalena para o seu terceiro mandato à frente da instituição.

A posse administrativa aconteceu na sede da Defensoria Pública, no bairro Tambiá, na presença de defensores (as) públicos (as), servidores (as) e estagiários (as). Já a posse solene está marcada para o dia 21 de fevereiro, no auditório do Centro Cultural Ariano Suassuna (TCE-PB), com a presença de autoridades e da sociedade civil. A solenidade está marcada para as 17h.

No discurso desta sexta-feira, Madalena agradeceu todo o apoio, empenho e comprometimento dos(as) defensores(as) públicos(as), e de todas as pessoas que fazem parte da instituição. Agradeceu também o amor, a compreensão e o suporte de sua família.

Durante a reunião, os membros do conselho relembraram a história de luta e dedicação de Madalena Abrantes dentro da Defensoria. As conselheiras, em especial, enfatizaram o papel inspirador da atuação de Madalena e das conquistas realizadas por ela durante sua gestão, como uma mulher forte, determinada, que busca o bem coletivo de todos.

Dirigindo-se a todas as pessoas presentes, a DPG ressaltou o compromisso que assumiu ao ser as mãos condutoras da Defensoria nos próximos anos. “Reafirmo aqui meu compromisso com a nossa missão. Sermos a voz de quem mais precisa, trabalharmos por uma sociedade mais justa e igualitária e garantirmos que a justiça não seja um privilégio, mas um direito de todos”, afirmou Madalena.

HISTÓRIA DE LUTA – Madalena Abrantes ocupou o cargo de DPG por dois biênios (2017/2018 e 2023/2024) e o de subdefensora geral por outros dois (entre 2019 e 2022). Além disto, exerceu a presidência da Associação Paraibana dos Defensores Públicos (APDP) e integrou a Diretoria da Região Nordeste da Associação Nacional dos Defensores Públicos (ANADEP).

RECONHECIMENTO – A DPG foi eleita em um processo eleitoral histórico, em que, pela primeira vez, houve candidatura única. A eleição, realizada no último dia 24, foi marcada também pela interiorização de sessões eleitorais, facilitando uma ampla participação da categoria. Com os votos de 160 dos(as) 171 defensores(as) públicos(as) que compareceram às urnas, Madalena consolidou sua liderança pela terceira vez na administração da instituição.

REUNIÃO – Antes de assumir a presidência da Reunião, Madalena foi antecedida pelo subdefensor público-geral institucional, Ricardo Barros. Também participaram da sessão os (as) conselheiros (as) Monaliza Montinegro, Waldelita Rodrigues, Élson Carvalho, Ryveka Bronzeado, Berthezene Martins; a ouvidora-geral, Inise Machado; e o representante da Associação dos Defensores Públicos, Everaldo Lira.

Texto: Luiz Filho
Foto: Roberto Marcelo

Mais notícias