Audiência Pública aborda demandas de usuários da Rede de Atenção Psicossocial em JP

As demandas de usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de João Pessoa serão tratadas durante audiência pública realizada pela Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB), na próxima terça-feira (25). O evento vai reunir representantes de governos, entidades civis, usuários e profissionais da área na busca por soluções para ampliar e melhorar o atendimento na capital paraibana.

O encontro ocorre dentro das atividades alusivas ao Setembro Amarelo no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I, a partir das 14h. “Debater a política de saúde mental é de fundamental importância para garantir que os direitos das pessoas que buscam um tratamento adequado sejam respeitados”, destacou a coordenadora do Núcleo Especial de Cidadania e Direitos Humanos (NECIDH), Fernanda Peres.

A audiência também conta com a atuação do Núcleo de Saúde da DPE-PB, por meio da coordenadora, Maria dos Remédios Mendes, para quem é importante fazer um levantamento da situação dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), além de promover o diálogo com a gestão municipal.

Além das autoridades locais, também foram convidados para participar do evento o coordenador geral de Normas, Estudos e Projetos do Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde, João Mendes de Lima Júnior, e a integrante da Comissão de Saúde Mental do Conselho Nacional de Saúde, Shirlene Queiroz de Lima Pinheiro.

Entre os assuntos a serem debatidos está a aplicação da Lei da Reforma Psiquiátrica (nº 10.216/2001), principal diploma interno sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtorno mental, que traz uma política antimanicomial, priorizando-se os ambientes terapêuticos pelos meios menos invasivos possíveis (art. 2º, parágrafo único, VIII) e os serviços comunitários de saúde mental (art. 2º, parágrafo único, VIII).

Por Thais Cirino 

Mais notícias