DPG da Paraíba representa o Condege na posse da nova gestão da Defensoria do RN

A defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, representou o Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) na solenidade de posse do novo defensor público-geral do Rio Grande do Norte, Francisco Sidney de Castro Ribeiro Feijão, para o biênio 2026/2028. O ato solene foi realizado na última terça-feira (13), no Praia Mar Arena Hotel, em Natal, e contou com a participação da governadora do Estado, Fátima Bezerra, outras autoridades e representantes do sistema de Justiça.

Madalena, que ocupa o cargo de secretaria adjunta do Condege, levou a saudação do colegiado ao novo dirigente da Defensoria potiguar. Em sua fala, a DPG da Paraíba destacou a trajetória profissional do empossado e sua experiência em áreas estratégicas da instituição. “Sua trajetória revela um perfil que equilibra as habilidades na gestão, o domínio dos fluxos institucionais e a aptidão para o diálogo interno. Mas, mais do que isso, sua experiência em áreas sensíveis, como a Coordenação de Direitos Humanos e a Execução Penal, reafirma um compromisso com a defesa dos grupos vulnerabilizados e a centralidade dos direitos fundamentais”, ressaltou.

Ainda durante a sua fala, Madalena enfatizou os desafios inerentes à condução da Defensoria Pública e a responsabilidade institucional do cargo. “A gestão da Defensoria Pública exige equilíbrio permanente entre responsabilidade institucional, diálogo interno e fidelidade à missão constitucional. É preciso avançar sem perder a essência da instituição, que é a defesa dos grupos vulnerabilizados”, pontuou.

Em seu discurso de posse, o novo defensor público-geral do Rio Grande do Norte, Francisco Sidney Feijão, homenageou os familiares e reafirmou o compromisso de dar continuidade ao trabalho desenvolvido na DPE-RN. “Uma das maiores razões de buscarmos forças para seguir nesse trajeto são aqueles que nos dão a mais simples e grandiosa das forças: a gratidão. E nós, defensoras e defensores, não desistiremos, porque a função da Defensoria é lutar e resistir, para que muitos possam simplesmente existir”, declarou.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, destacou a importância da Defensoria Pública e reafirmou a parceria institucional com o Poder Executivo. “Conte sempre com o Governo do Estado. As portas estão abertas e o caminho será sempre o do diálogo, da parceria e da cooperação. Afinal de contas, estamos aqui para servir ao povo potiguar”, afirmou.

O evento também foi marcado pela despedida de Clístenes Gadelha do cargo de defensor público-geral do Rio Grande do Norte nos biênios 2022/2024 e 2024/2026. Na ocasião, ele realizou um breve balanço da sua gestão e desejou êxito ao novo gestor: “Desejo uma gestão positiva, com muitas conquistas e muitos avanços, preservando a excelência e a sensibilidade da nossa função e o entusiasmo pelo fortalecimento do papel da Defensoria”, afirmou. A solenidade também contou com a participação da presidenta da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Fernanda Fernandes.

Texto: Larissa Claro e Luiz Filho
Fotos: Pedro Garcia / DPE-RN

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.