UFPB e DPE discutem parceria para viabilizar retomada de atendimento no prédio da Antiga Faculdade de Direito

Com o objetivo de encontrar soluções para viabilizar a retomada do atendimento da Defensoria Pública do Estado (DPE-PB) no prédio da antiga Faculdade de Direito,a Administração Superior da DPE-PB foi recebida nesta segunda-feira (30) pelo reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia. A reinstalação de um núcleo de atendimento no prédio é de interesse das duas instituições, mas problemas com acessibilidade e manutenção da edificação, que é patrimônio histórico do estado, têm impedido o retorno.

A Defensoria Pública chegou a instalar um núcleo de atendimento no prédio em 2019, mas precisou transferir o atendimento do local em 2020 por causa da determinação da UFPB, que obrigava o fechamento dos seus prédios durante a pandemia.

“Há todo o interesse em voltar a ocupar aquele espaço e receber os alunos das disciplinas de Práticas Jurídicas, mas é preciso realizar uma manutenção nas instalações, além de torná-la acessível, já que o prédio não possui acessibilidade. Sabemos do interesse da universidade em resolver essas questões e estamos à disposição para ajudá-los no que for possível”, disse a defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes.

Como a UFPB não dispõe, a curto prazo, de orçamento para as manutenções necessárias, as duas instituições se comprometeram a unir forças para buscar, junto a outros órgãos e poderes, recursos para a preservação e manutenção do prédio histórico. Serão convidados para uma reunião com a UFPB e a DPE representantes do Governo do Estado, Prefeitura de João Pessoa, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal e deputados estaduais e federais.

“Tudo que nós desejamos é ver aquele prédio funcionando, servindo não só à Defensoria Pública, mas à melhor formação dos nossos estudantes. Nada melhor do que recuperar um espaço que é histórico, que representa muito a origem da UFPB aqui em João Pessoa, então seria um ganho não só para a Universidade e para Defensoria, mas para a sociedade paraibana”, disse o reitor Valdiney Gouveia.

Também participaram da reunião os subdefensores públicos Ricardo Barros (Institucional) e Sylvio Porto (Administrativo), a vice-diretora do Centro de Ciências Jurídicas, Duína Mota F. Figueiredo, e a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da UFPB, Ana Flávia Lins Souto.

Por Larissa Claro

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.