Por: Matheus Wendell* – Publicado em: 14.02.2020
“Existe um ditado que fala sobre tratar os outros da forma como nós gostaríamos de ser tratados, eu alterei para uma máxima mais humana que é sobre tratar os outros da forma que eles gostariam de ser tratados”. A frase é do coach Diogo Silva Soares, que apresentou, na manhã desta sexta-feira (14), uma palestra sobre atendimento humanizado nas relações interpessoais, direcionada aos defensores, servidores e estagiários da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB).
Diogo falou sobre a importância da humanização no atendimento ao público, no caso da DPE-PB, os assistidos hipossuficientes que procuram a Instituição em busca de assistência jurídica. A palestra abordou ações específicas que conduzem o indivíduo à postura da humanização, assim como fatores e dinâmicas essenciais no âmbito do desenvolvimento humano.
“Minha grande missão hoje é trazer clareza quanto às relações interpessoais, a palavra que gosto de usar para isso é empatia, que é a habilidade de se colocar no lugar do outro”, disse o coach especializado em desenvolvimento humano, que também é bacharel em Direito e sócio gestor da empresa Cardioclin.
Para a advogada Ana Maria Bezerra de Melo, que também é voluntária da Defensoria Pública em Campina Grande e assistiu a exposição do tema, a palestra foi de suma importância. “Como cantora lido com o público e como advogada também, então esse diálogo sobre humanização, especialmente com pessoas humildes, serviu para que eu aprimorasse ainda mais aquilo que já vinha fazendo”, disse Ana Maria, também conhecida como Naninha a rainha da seresta.