Setembro Amarelo: Ouvidoria realiza live sobre prevenção ao suicídio nesta 5ª

Por: Cândido Nóbrega – Publicado em: 20.09.2021

 

A pandemia da Covid-19 causou não só mortes e sequelas, mas evidenciou a importância da saúde mental e valorização da vida. Nesse contexto, incorporada à campanha brasileira de prevenção ao suicídio “Setembro Amarelo”, a Defensoria Pública do Estado da Paraíba, realizará, por meio da Ouvidoria Geral, uma live às 19h da próxima quinta-feira (23).

O convidado é o psicólogo, mestre em Serviço Social, José Rangel de Paiva Neto. Graduado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com atuação no Núcleo Ampliado de Saúde da Família desde 2017, José Rangel também é especialista em Psicanálise e em Psicologia do Trânsito. A mediação da live ficará por conta da ouvidora-geral Maria do Céu Cavalcante Palmeira. A transmissão ocorrerá pelo Instagram @defparaíba.

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021, divulgado em julho pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelam que o número de suicídios no Brasil em 2020 foi de 12.895, com variação de apenas 0,4% em relação a 2019, quando foram registrados 12.745 casos.

Em 96,8% dos casos há relação com transtornos mentais. Entre as principais doenças relacionadas está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Os índices crescentes de suicídios nas últimas décadas alertam sobre a importância de falar sobre o assunto. Ainda há muito tabu acerca do tema, mas o colocar em pauta na sociedade é fator importante para evitar a perda de outras vidas.

É nesse cenário que o Setembro Amarelo ganha cada vez mais força. Iniciada no Brasil em 2015, a campanha mobiliza a sociedade para conscientização sobre o tema, falando sobre como identificar sinais da ideação suicida, como ajudar ou buscar ajuda.

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.