Reeducandos da Cadeia de Pocinhos participam de Círculo de Diálogos

Por: Larissa Claro – Publicado em: 17.10.2018

 

“Eu só queria que as pessoas acreditassem em mim como vocês acreditam, pois quando vocês acreditam na gente, a gente começa a acreditar também”. A declaração é de um dos reeducandos da Cadeia Pública de Pocinhos durante o encerramento do Círculo de Debates, mais uma etapa do projeto Abrindo a Mente para a Liberdade, promovido pela Defensoria Pública do Estado da Paraíba com apoio da sociedade civil e da Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com a defensora pública Monaliza Fernandes Montenegro, o Círculo de Diálogo é realizado com base nas propostas da Justiça Restaurativa, uma técnica de solução de conflito e violência que se orienta pela criatividade e sensibilidade a partir da escuta dos ofensores e das vítimas. A abordagem, ela explica, visa prevenir conflitos entre detentos e, também, entre detentos e agentes penitenciários da cadeia de Pocinhos.

“A proposta é ajudar os participantes e resignificar suas vidas, desenvolvendo empatia pelo outros. Muitas vezes as pessoas só precisam desabafar para se conhecer melhor e refletir sobre o que fizeram e sobre o que elas desejam para o futuro. O Círculo de Diálogo permite que os participantes expressem seus sentimentos sem interrupção”, ressaltou.

A defensora explica que resolveu agregar a prática da Justiça Restaurativa ao projeto desenvolvido na penitenciária em razão de constantes reclamações do diretor do estabelecimento prisional a respeito de conflitos entre os reeducandos e também entre eles e à administração penitenciária.

“A prática da Justiça Restaurativa pretende trazer frutos a longo prazo, através de uma mudança de cultura com foco na Comunicação Não Violenta (CNV) e na construção uma cultura de Paz. Essa é uma prática milenar e que vem sendo desenvolvida com sucesso por culturas tradicionais para promover a colaboração e resolver conflitos em suas respectivas comunidades”, acrescentou.

O projeto Abrindo a Mente para a Liberdade foi implantado na cadeia de Pocinhos em abril deste ano e também engloba ações de leitura, arte e música. Os encontros promovidos pelo Círculo de Diálogos acontecem a cada 15 dias.

 

Mais notícias