Projeto Balcões de Direitos tem equipe selecionada; ações começam dia 11

Por: Larissa Claro – Publicado em: 31.01.2020

 

A Defensoria Itinerante ganhou um importante reforço para as ações que serão executadas em 2020. Trata-se do projeto Balcões de Direitos, desenvolvido pela Comissão de Projetos da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) e que foi selecionado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) para receber recursos provenientes de ações de execução. O novo projeto prevê a formação de uma equipe de trabalho para atuar junto à Defensoria Itinerante no atendimento à população carente e vulnerável do Estado.

A equipe já foi selecionada e os contratos assinados, na última quinta-feira (30), pelo defensor público-geral da DPE-PB, Ricardo Barros. Serão quatro assistentes jurídicos, três assistentes administrativos, um assistente social, um psicólogo e um motorista. Esta equipe dará suporte aos defensores públicos no atendimento à população, participando do assessoramento jurídico, orientações, encaminhamentos, mediações e na realização de palestras em Direitos Humanos e Diretos do Cidadão.

“Trata-se de uma parceria muito importante com o MPT porque vai garantir uma equipe robusta para atuar com eficiência nos atendimentos itinerantes realizados pela Defensoria Pública. O Balcão de Direitos é um projeto essencial à finalidade da nossa instituição, que é atender pessoas hipossuficientes do Estado. Com o nosso orçamento defasado, levar a Defensoria Pública para os bairros e para as cidades que não possuem defensor público titular se tornou praticamente impossível, por isso essa parceria é tão essencial e necessária”, ressaltou o DPG Ricardo Barros.

Além de chegar a bairros periféricos das cidades, o projeto prevê o atendimento a grupos vulneráveis, como indígenas, ciganos e quilombolas. De acordo com a defensora pública Elizabete Barbosa, responsável pela elaboração do projeto, a meta para dois anos é de aproximadamente 15 mil atendimentos, sendo 10 mil ações ajuizadas; 4,5 mil documentos emitidos; e 500 casamentos realizados em parceria com outros órgãos de forma coletiva.

CONCEIÇÃO
 – Ainda segundo Elizabete, a equipe selecionada para atuar no projeto passará por um treinamento na próxima semana e já começa a atuar no próximo dia 11, na cidade de Conceição, localizada no Sertão do Estado, a 482 km da Capital. Os atendimentos vão acontecer de 11 a 13 de fevereiro, no Fórum da cidade.

Os contratos com a equipe foram assinados pelo período de cinco meses, podendo ser renovados por até dois anos. O recurso destinado a execução desta etapa do projeto – um total de R$ 151.120,35 – foi depositado por uma empresa da Paraíba condenada ao pagamento de multa em uma Ação de Execução impetrada pelo MPT.

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.