Publicado em: 11.05.2016
O Dia da Defensoria Pública e do Defensor Público será comemorado no 19 de maio com uma programação especial. Segundo o defensor público geral, Vanildo Oliveira Brito, todos os defensores estão convidados a participar de uma palestra na sede da OAB; de uma solenidade na Assembléia Legislativa e um almoço, em João Pessoa.
Para esta comemoração, o defensor geral Vanildo Oliveira Brito convida a categoria a participar às 8h do dia 19 de maio, de uma palestra no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Pb), sobre as mudanças no Código de Processo Civil, proferida por Dr. Rinaldo Mouzalas. Após a palestra será servido um coquetel e haverá a distribuição de exemplares do livro Processo Civil, edição 2016 de autoria de Rinaldo Mouzalas, João Otávio Terceiro Neto e Eduardo Madruga, comprados pela Defensoria Pública.
Dando prosseguimento a programação, os defensores estão convidados também a participar às 10h de um ato em homenagem a data na Assembléia Legislativa. E, a partir das 12h, será servido um almoço comemorativo no Restaurante Bastos Gold, na Av. Almirante Tamandaré, em Tambaú.
HISTÓRIA – A data, 19 de maio, foi escolhida em homenagem a Santo Ivo de Kermatin, que morreu neste dia, em 1303, na França. Ele era doutor em Teologia, Direito, Letras, Filosofia, e dedicou sua vida à defesa dos pobres, órfãos, viúvas e todos aqueles considerados desassistidos. Santo Ivo foi a inspiração para a criação da Instituição dos Advogados dos Pobres. A data foi oficialmente instituída pela Lei 635 de dezembro de 1982.
Segue abaixo a mensagem do defensor público geral Vanildo Oliveira Brito pela data:
“Prezados Defensores Públicos e Servidores,
Os Defensores, como agentes transformadores da realidade social brasileira, tem uma nobre e importante missão, a de patrocinar a defesa do cidadão carente de recursos, aqueles que foram esquecidos pelo restante da sociedade, assegurando-lhes de seus direitos.
Na qualidade de Defensor Público-Geral, parabenizo a todos pela data em meu nome, em nome do Subdefensor Público-Geral, Jaime Carneiro e da Corregedora-Geral, Rizalva Amorim Sousa”.
Fonte: Ivani Leitão – ass. de imprensa