Prefeitura de Patos acata sugestão da DPE e cria cadastro para comércio virtual

Por: Larissa Claro – Publicado em: 04.05.2020

 

A Prefeitura Municipal de Patos acatou uma série de sugestões feitas pelo Grupo Estratégico criado pelo Núcleo Regional da Defensoria Pública do Estado (DPE-PB) em Patos para minorar os efeitos das medidas de combate ao novo coronavírus (Covid-19). Uma delas possibilitará a empresários e empreendedores (pessoa jurídica ou pessoa física), especialmente aqueles que estão com os estabelecimentos fechados, a promoção de vendas virtuais.

Para se cadastrar, os interessados devem acessar o site da Prefeitura no link http://patos.pb.gov.br/secretarias/desenvolvimento_economico/cadastro_empresas. Com essa base de dados, a prefeitura disponibilizará um catálogo com todos os estabelecimentos que se dispõem a realizar transações por meio telefônico, respeitando a quantidade mínima de trabalhadores e as normas de segurança no manejo e entrega dos produtos.

O cadastramento é feito pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Habitação (Sedeha) e também tem o objetivo, segundo a página da prefeitura, de criar um banco de dados para direcionar fomento, cursos, palestras, treinamentos e serviços prestados como parcerias com bancos para empréstimos aos comerciantes. “Além disso, buscar junto ao Governo Federal e Estadual recursos e proventos para alavancar cada vez mais o comércio local”, com atração de indústrias que possam gerar emprego e renda ao povo patoense.

Outras sugestões como a adoção de campanhas educativas nas mídias digitais e in loco e a confecção de avisos sobre a promoção de vendas virtuais para afixação em boxes do comércio também foram adotadas pelo Executivo municipal.

“Desde o início da pandemia, a Defensoria Pública vem dialogando com a Prefeitura Municipal de Patos para encontrar soluções que possam minorar os danos da pandemia. Foram reuniões, telefones, recomendações, ofícios, tudo visando atender os interesses dos grupos vulneráveis. O balanço dessa ação em conjunto, sem dúvida, é muito positivo”, avaliou a coordenadora do Núcleo de Patos, a defensora pública Monaliza Montinegro.

Mais notícias