Ouvidoria da DPE-PB efetua mais de 2,4 mil atendimentos em um ano

Por: Daiane Lima – Publicado em: 29.12.2022

 

A Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública do Estado da Paraíba apresentou uma boa performance na prestação de serviço aos assistidos que procuraram o órgão entre os meses de julho de 2021 a junho de 2022. De acordo com dados divulgados, foram realizados neste período 2.417 atendimentos relativos a orientações, sugestões, reclamações e elogios por parte da população.

As informações foram recebidas através dos canais disponibilizados pela Ouvidoria, como o formulário eletrônico, telefone, e-mail e aplicativo de whatsapp. Entre os dados levantados, destacam-se o aumento da procura dos assistidos por orientações e esclarecimentos ao longo da Pandemia de Covid-19 por meio do whatsapp, o atendimento efetuado em municípios da Paraíba, e os atendimentos prestados pelo órgão em comparação com Ouvidorias das Defensorias de outros estados.

Em números, a Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública da Paraíba realizou atendimentos em nove municípios paraibanos. Só a cidade de João Pessoa, foi responsável por 47,7% do número de atendimentos, seguida de Campina Grande com 26,8%. As outras cidades foram Cabedelo com 5,2% dos atendimentos, Santa Rita com 3,9%, Patos com 2%, Bayeux, Santa Cruz e Lagoa Seca com 1,3% e Guarabira com 0,7%.

A manifestação ou atendimento mais comum foi a solicitação de orientação, com mais de 300 solicitações registradas. Entre as Defensorias dos estados da federação, a Ouvidoria da DPE-PB atingiu cerca de 123 atendimentos, comparada com as Defensorias Públicas do Rio de Janeiro, Paraná, Tocantins, São Paulo, Piauí e Amazonas, que chegaram a realizar cerca de 2 atendimentos no período.

De acordo com Céu Palmeira, ouvidora-geral da DPE, os números alcançados demonstram a dedicação do órgão no trabalho de escuta aos assistidos. “A Ouvidoria tem a importante função de escutar as demandas da população e intermediar a relação entre os cidadãos e a instituição. Ficamos felizes em promover uma comunicação fluida, estabelecer um laço de confiança com os assistidos e contribuir para a resolução de todos os problemas. Continuaremos com a missão de auxiliá-los e também com a missão de aperfeiçoar o serviço oferecido pela Ouvidoria e pela Defensoria Pública da Paraíba”, ressaltou a ouvidora.

OUVIDORIA EXTERNA – No último ano, a Ouvidoria teve uma forte atuação para além dos atendimentos registrados pelos canais oficiais. Foi assinado o Pacto Nacional pela Primeira Infancia; o órgão recebeu votos de aplausos e honra ao mérito de várias entidades, como o Hospital Edson Ramalho, o Instituto de Medicina Legal (IML), rádios comunitárias, associações de bairros e tantas outras instituições e associações, que buscaram o trabalho da Ouvidoria em favor da população em vulnerabilidade social.

A Ouvidoria ainda realizou atendimentos junto ao projeto Defensoria Itinerante, além de participar de vários eventos como a negritude, pessoas com deficiência e a população LGBTQIA+. A Paraíba ainda sediou o  Conselho Nacional de Ouvidorias das Defensorias Públicas, que prestou homenagem à ouvidora da DPE-PB. Céu Palmeira também foi homenageada pela Defensoria Pública de São Paulo.

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.