A Ouvidoria-Geral da Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) participou na manhã da última sexta-feira (18) de uma ação itinerante promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado no dia 19. Na ação, que ocorreu em frente ao Centro POP 1, a DPE ofereceu orientações à população de rua e explicou como os cidadãos podem ter acesso à instituição.
A ação da PMJP fez parte da Caravana do Cuidar, promovida pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), que disponibiliza serviços de assistência social, saúde,embelezamento, direitos do consumidor e outros. Nesta edição, o projeto contou com a parceria do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop I) para o atendimento ao grupo vulnerabilizado.

“Foi um momento muito importante para a Ouvidoria. Ao viabilizar o acesso aos serviços, contribuímos não apenas para a minimização das expressões da questão social, mas proporcionamos mais reconhecimento e dignidade para aqueles que, constantemente, têm seus direitos violados e que muitas vezes não são vistos”, destacou a ouvidora-geral Céu Palmeira.
REUNIÃO PARA SOLUÇÕES – Após a ação, a Ouvidoria se reuniu com representantes da rede de proteção à pessoa em situação de rua do município na Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (SEMUSB) para discutir soluções efetivas voltadas às pessoas em situação de rua. Estiveram presentes o secretário de segurança pública, João Almeida, a coordenadora do Programa Chega Junto, Tereza Urbano, a presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMAD), Inise Machado, a presidente da Pastoral do Povo da Rua, Zil Bezerra e o coordenador João Bosco.
“De forma preliminar, discutimos soluções emergenciais em favor dos que muitas vezes são obrigados a viver nas ruas devido a vários fatores, como ausência de vínculos familiares, desemprego, falta de habitação, alcoolismo, uso de drogas e doença mental. Um grupo social heterogêneo, que apresenta diferentes realidades, mas que têm em comum a condição de pobreza”, ressaltou Céu.

Outros encontros serão realizados para a proposição de medidas de enfrentamento direcionadas a essa população.
Por Daiane Lima
