Uma grande ação de cidadania voltada à população em situação de rua marcará a posse popular de Inise Machado, ouvidora eleita da Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB). O evento será realizado na próxima quarta-feira (21), no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, em João Pessoa. Ela sucede a assistente social Céu Palmeira, que ocupou o cargo nos últimos quatro anos.
A escolha de Inise para a Ouvidoria Externa ocorreu por meio de uma votação entre os membros do Conselho Superior da DPE-PB, a partir de uma lista tríplice formada por representantes da sociedade civil através dos Conselhos Estaduais de Direitos. Ela foi eleita para atuar no biênio 2024/2026 e assume o cargo oficialmente no próximo dia 23.
A cerimônia popular faz parte de uma programação especial promovida pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) do município de João Pessoa em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua.
Durante o evento, serão oferecidos diversos serviços à população em situação de rua, como o atendimento itinerante da Defensoria Pública; serviços de saúde, incluindo vacinação, atendimento odontológico, aferição de pressão arterial e testes rápidos de glicemia e diabetes; inscrição no Sine-JP; atualização de dados no Bolsa Família; corte de cabelo; além de exposição de artes e apresentações musicais feitas pelos próprios acolhidos.
A Ouvidoria-Geral Externa atua como um canal de interlocução entre a sociedade civil e a Defensoria Pública, tendo como objetivo ouvir reclamações e sugestões sobre o atendimento prestado pela instituição, além de promover parcerias para garantir direitos coletivos e a efetivação da cidadania.
“Minha posse ocorre em uma semana significativa, na qual celebramos o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. É dessa realidade que eu venho, dos movimentos sociais. Estar na Ouvidoria é reafirmar meu compromisso com essas causas e com a boa articulação entre a instituição e seus assistidos”, afirmou Inise Machado.
Inise Machado é teóloga, jornalista e militante ativa dos direitos humanos, com forte atuação na assistência social aos mais vulneráveis na Paraíba. Ela se destaca por seu trabalho junto a entidades religiosas, pastorais e projetos sociais, especialmente no apoio a pessoas em processo de recuperação de dependência química. Inise também preside o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas de João Pessoa (Comad-JP) e integra o Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR), sendo uma referência em ações assistenciais no estado.
DIA DE LUTA – O Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto, foi instituído em memória ao trágico episódio conhecido como “Massacre da Sé”, ocorrido em 2004, na Praça da Sé, em São Paulo, quando sete pessoas em situação de rua foram assassinadas e outras oito ficaram gravemente feridas enquanto dormiam. O episódio impulsionou a criação do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, que luta até hoje pela garantia de direitos e dignidade dessa parcela da população.
Por Ícaro Diniz