Ouvidora da DPE-PB é homenageada em encontro do Conselho Nacional das Ouvidorias em SP

Por: Caio Guilherme* – Publicado em: 06.06.2022

 

A ouvidora-geral da Defensoria Pública do Estado da Paraíba, Maria do Céu Cavalcanti Palmeira, foi homenageada no último dia 3 de junho, em São Paulo, durante o Encontro do Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas (CNODP). A homenagem partiu da Ouvidoria-Geral do Estado de São Paulo pela estimável contribuição da paraibana ao acesso à justiça, à causa da justiça social e ao fortalecimento das Ouvidorias Externas.

Durante o evento, que aconteceu de 1º a 3 de junho, Céu Palmeira também tomou posse na Coordenação de Políticas Públicas para Mulheres do CNODP, na qual é subcoordenadora, e visitou a Universidade Zumbi dos Palmares, onde participou de uma palestra sobre a igualdade racial.

Ainda na capital paulista, Céu também participou, de 3 a 5 de junho, da Conferência Popular pelo Direito à Cidade, onde participou da oficina “Mulheres, população LGBTQI+, sexismos e vivências nas cidades”. Na oficina temática houve elaboração de políticas de enfrentamento à violência doméstica, fortalecendo políticas públicas, como a defesa da implantação dos Centros de Referência da Diversidade Sexual para o enfrentamento à violência de gênero.

O evento mobilizou agentes de movimentos populares, entidades e militantes de direitos humanos em favor de temáticas importantes e na construção democrática de plataformas de lutas voltadas para moradia popular, saúde, saneamento, contra opressões de gênero, preservação do meio ambiente e direito à moradia.

A ouvidora da DPE-PB aproveitou a presença do padre Júlio Lancellotti, coordenador da Pastoral do Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo, e se voluntariou para o trabalho de entrega de marmitas à população vulnerável ao lado de sua equipe. “Foi uma experiência marcante para minha militância nos direitos humanos”, contou a ouvidora.

O Pe. Júlio Lancellotti agradeceu o apoio e manifestou: “Com muita esperança de que ela continue esse trabalho defendendo os mais pobres, os fracos e os pequenos. Todo nosso apoio à Céu”, disse o religioso.

Mais notícias