O Núcleo Especial de Conciliação, Mediação e Arbitragem (Necma) da Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) também realizará um mutirão de atendimentos no dia 16 de agosto. A iniciativa “Mais Acordos, Menos Conflitos” acontecerá no sábado, das 8 às 12h, facilitando a participação de quem tem dificuldades de se dirigir à sede da instituição no horário normal de atendimento.
A ação do Núcleo reforçará o mutirão de reconhecimento e investigação de paternidade “Meu pai tem nome”, a ser realizado no mesmo dia. O objetivo é integrar as ações e facilitar o acesso a medidas extrajudiciais para aqueles que buscam a solução de conflitos familiares.
Na ocasião, serão tratadas questões delicadas do âmbito familiar, como divórcio, guarda, pensão alimentícia e, especialmente neste momento, o reconhecimento de paternidade. O mutirão Mais Acordos, Menos Conflitos” acontecerá exclusivamente na cidade de João Pessoa.
Até o momento, 60 audiências já estão agendadas. Com a integração das ações, a defensora pública Elizabeth Miranda, coordenadora do Necma, espera acelerar, inclusive, as ações de reconhecimento de paternidade.
“Integramos as ações para melhor atender aos nossos assistidos. As pessoas poderão reconhecer a paternidade e, ao mesmo tempo, solucionar conflitos envolvendo ações de família. Por meio da mediação, fortalecemos a cultura do diálogo e da conciliação. É uma forma mais rápida, humanizada e eficiente de resolver conflitos e garantir direitos, sem a necessidade de um processo judicial tradicional.”, afirmou a defensora pública.
Texto: Luiz Filho