O Núcleo de Atendimento de Família Zona Norte da Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) realizou nesta quinta-feira (22) uma reunião de planejamento de ações para o ano de 2024. O objetivo foi traçar metas junto à equipe responsável pelos atendimentos e andamento dos processos no núcleo, já que apenas no ano passado, o local registrou um feito de 21 mil atendimentos na área de Família.
Na ocasião, foram apresentados alguns dados referentes aos atendimentos no ano anterior, além de sugeridas novas estratégias para o aumento no número de atendimentos aos assistidos. Também foram discutidos novos meios de acolhimento à população e debatidas propostas para a execução das atividades durante o ano.
A coordenadora dos Direitos de Família do Núcleo Especial Cível (NECIV), Conceição Arcoverde, explica que o encontro buscou alinhar as expectativas para a realização das ações em prol dos mais vulneráveis e organizar um roteiro definido para o cumprimento das demandas.
“Elaboramos diversas metas, principalmente voltadas ao atendimento ao público e à assistência jurídica gratuita ao cidadão. Nosso intuito foi o de orientar a equipe sobre como devemos tratar o assistido, aquela pessoa que nos procura. Muitas vezes os assistidos já chegam aqui fragilizados, e em uma situação financeira difícil, não possuindo condições de arcar com os custos de uma advocacia particular. Nosso foco é realizar um atendimento ao público cada vez melhor e mais humanizado, isto deve ser sempre priorizado”, ressaltou a coordenadora.
Durante o encontro, a subcoordenadora dos Direitos de Família da DPE-PB, Risalba Cavalcanti também trouxe contribuições e ressaltou a importância do papel dos integrantes para a efetividade das ações junto aos assistidos. Na reunião estavam presentes assessores jurídicos, estagiários e colaboradores do núcleo.
FUNCIONAMENTO – O atendimento na Coordenadoria dos Direitos de Família (Tambiá) acontece de segunda a quinta, no turno da manhã. As fichas são distribuídas a partir das 7h, por ordem de chegada. O núcleo fica localizado na Rua Deputado Barreto Sobrinho, 149, em frente à sede administrativa da Defensoria Pública.
O local também conta com uma sala da DPE instalada no interior do Fórum de Mangabeira (Núcleo Zona Sul), cujo trabalho é coordenado pelo defensor João Gaudêncio, o atendimento acontece de segunda a sexta, das 8h às 12h. O fórum fica localizado na Av. Hilton Souto Maior, s/n, próximo ao Shopping Mangabeira.
Por Daiane Lima