Neste sábado (16), o Núcleo Especial de Conciliação, Mediação e Arbitragem (Necma) da Defensoria Pública da Paraíba receberá 120 inscritos no mutirão “Mais Acordos, Menos Conflitos”. Na ocasião, serão realizadas audiências de mediação e conciliação com o objetivo de resolver conflitos de forma extrajudicial. A ação acontecerá no Núcleo de Atendimento da DPE-PB, localizado na Rua Barreto Sobrinho, 149, Tambiá, das 8h30 às 17h30.
Durante o mutirão, serão tratadas questões sensíveis do âmbito familiar, como divórcio, guarda, pensão alimentícia e reconhecimento de paternidade. O Necma atua diariamente no desenvolvimento de ações e atividades relativas à solução consensual de conflitos como meio de criar uma cultura de pacificação social.
A coordenadora do Necma, a defensora pública Elizabeth Miranda, ressalta que o mutirão é uma oportunidade de resolver conflitos de forma mais célere, pacífica e acessível, fortalecendo o diálogo entre as partes. “Por meio da mediação, fortalecemos a cultura do diálogo e da conciliação. É uma forma mais rápida, humanizada e eficiente de resolver conflitos e garantir direitos, sem a necessidade de um processo judicial tradicional”, afirmou a defensora pública.
IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO – A mediação é, muitas vezes, mais ágil e econômica, permitindo que as partes cheguem a um acordo em menor tempo, sem os custos e a morosidade de um processo judicial. Além de evitar a sobrecarga do sistema judiciário, esse método promove o diálogo e a cooperação, possibilitando que os envolvidos participem ativamente da construção de soluções que atendam aos seus interesses e necessidades específicas.
MUTIRÃO NO SÁBADO – O mutirão “Mais Acordos, Menos Conflitos” acontece no sábado (16) para facilitar a participação de pessoas que têm dificuldades para se dirigir à sede da instituição no horário regular de atendimento durante a semana.
CONTATO DO NECMA:
Endereço: Rua Deputado Barreto Sobrinho, 149 – Tambiá
Horário: 8h às 13h, de segunda a quinta-feira; expediente interno às sextas-feiras
Telefone: 98826-5978 (WhatsApp)
Email: mediacaodefensoria2017@gmail.com
Texto: Felipe Bezerra