Núcleo de Atendimento de Campina comemora ações e parcerias em 2022

Por: Daiane Lima – Publicado em: 19.12.2022

 

O Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública do Estado em Campina Grande tem realizado excelente atuação no que se refere ao trabalho realizado em prol dos assistidos. Neste ano de 2022, foram efetuados convênios com instituições e órgãos municipais, realizados projetos e implantadas melhorias nos atendimentos e nas instalações da sede. As atividades foram coordenadas pelo defensor público Lucas Soares.

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Dentre as ações executadas em benefício da população, destacam-se a implantação de uma sala de triagem para o atendimento geral e de uma sala de atendimento exclusiva às mulheres vítimas de violência doméstica, onde são feitos relatos de abusos e agressões. Além de uma sala de espera com música ambiente para promover o bem-estar dos assistidos que aguardam os atendimentos.

Durante o segundo semestre deste ano, também foi realizada a inauguração e posteriormente a ampliação de um posto de atendimento na Casa da Cidadania de Campina Grande, devido a alta procura dos assistidos pelos serviços prestados pelo Núcleo. No posto, são atendidos casos de pensão alimentícia e divórcio litigioso.

O Núcleo de Campina ainda lançou o projeto “Defensoria Pública no seu bairro”, que leva o acesso à Justiça para os assistidos em situação de vulnerabilidade. O projeto aconteceu nos bairros de Campina Grande e no distrito de São José da Mata e teve excelente receptividade da população.

Também foram firmadas diversas parcerias com órgãos municipais e instituições por meio de convênios e termos de colaboração. A exemplo da parceria com a Prefeitura de Campina Grande, que proporcionou um atendimento conjunto às mulheres vítimas de violência ou em situação de vulnerabilidade social, bem como a implantação de ações para registro de paternidade e a regularização da documentação civil da população LBTQIA+.

As ações de saúde passaram a ter um novo fluxo de atendimento. Foram realizadas reuniões com a Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande e com diretores de hospitais para assegurar que as demandas fossem resolvidas de forma extrajudicial, garantindo celeridade e efetividade a essas questões. Assim, o Núcleo também passou a contar com equipe e sala próprias para a resolução das ações.

De acordo com o coordenador do Núcleo, o defensor público Lucas Soares, as atividades são resultado dos esforços realizados por toda equipe. “Ficamos muito contentes com os avanços alcançados. Nossa equipe de trabalho (de servidores e estagiários) é muito competente e prestativa, o que possibilita a prestação de um serviço público à população de forma mais eficiente”, ressaltou o defensor.

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