Por: Larissa Claro – Publicado em: 17.08.2022
O Diário Oficial da Defensoria Pública do Estado publicou na edição do dia 16 de agosto a lista definitiva das candidaturas que vão disputar as vagas para o Conselho Superior da instituição. Pela primeira vez, metade das candidaturas registradas é de mulheres. O fato chamou atenção da subdefensora pública-geral institucional da DPE-PB, Madalena Abrantes, que festejou o interesse feminino pela política interna da Defensoria Pública.
LEIA MAIS: Empresa do RS será responsável pela eleição eletrônica do Conselho Superior
“Muito se fala da necessidade de atrair as mulheres para a política. Na Defensoria Pública, ao que parece, esse quadro está mudando. Fico feliz que as colegas defensoras públicas tenham despertado para a necessidade de ocuparmos todos os espaços de decisão, sobretudo dentro da instituição que servimos com tanto amor”, disse a subdefensora.
Na Defensoria Pública, as mulheres são maioria entre seus membros. Dos 208 defensores ativos, 116 são mulheres, ou seja 55,7%.
Na eleição do próximo dia 26 de agosto, 16 defensores e defensoras vão disputar as cinco vagas de conselheiro da instituição. O voto é obrigatório para todos os membros em atividade e cada eleitor poderá escolher até três nomes.
FORMATO HÍBRIDO – A eleição acontecerá das 8h às 16h, na Sede Administrativa da DPE, ou por meio eletrônico. Os defensores públicos vão poder escolher como desejam votar e terão prazo de até 48 horas antes do início do pleito para informar se desejam a opção eletrônica/remota à Comissão Eleitoral.
O formulário (anexo II) está disponível no site oficial da Defensoria Pública e o e-mail para envio do formulário preenchido é eleicaoconselho2022@defensoria.pb.def.br. Os Defensores que não informarem sua opção pela votação eletrônica/remota no prazo estabelecido, votarão através do sistema presencial físico.
CONFIRA A LISTA DEFINITIVA: