Madalena Abrantes ratifica compromisso com capacitação de defensores públicos

Por: Ascom-DPPB – Publicado em: 15.08.2017

 

A defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, renovou o compromisso de fomentar a capacitação e a qualificação da categoria, na segunda-feira à noite (14), durante a abertura do “Curso de Capacitação em Mediação e Conciliação Judicial e Extrajudicial para a Defensoria Pública da Paraíba”, que começou por João Pessoa e, nos próximos meses, será levado às cidades-polo de Campina Grande e Patos.

O juiz Bruno Azevedo, que também é o coordenador do curso, parabenizou a Defensoria Pública da Paraíba (DPPB) pela iniciativa conjunta com a Associação dos Magistrados do Trabalho da 13ª Região, lembrando que as formas extrajudiciais de mediação de conflitos, como conciliação e arbitragem, estão na ordem do dia e representam uma nova forma de encarar a solução dos conflitos de interesses.

UNIÃO EM TORNO DE OBJETIVO COMUM

“Quanto mais pessoas capacitadas melhor, para que tenhamos cada vez mais ampliada essa rede de parceiros e atores jurídicos voltados para a solução de conflitos através do tratamento adequado”, afirmou o juiz. A defensora pública Alice Aranha, que atua junto à 5ª Vara Criminal e ao Presídio de Segurança Máxima Geraldo Beltrão, destacou que o curso veio num momento dos mais oportunos e será fundamental no papel que desempenha.

Os defensores públicos coordenadores dos Núcleos do Consumidor (Manfredo Rosenstock), Mediação (Catarina Guimarães) e Saúde (Remédios Mendes) e a diretora da Escola Superior da Defensoria Pública da Paraíba, Diana Píccoli, foram uníssonos em enaltecer o significado e benefícios decorrentes de cursos como esse, bem como a agilidade na resposta aos assistidos que será dada por meio dessa nova mentalidade de gestão.

A aula inaugural foi ministrada pela diretora da Esmat 13ª Região e coordenadora acadêmica do curso, Nayara Queiroz, e pela coordenadora administrativa do curso, Janecleide Lázaro. O curso está dividido em duas etapas (teórica e prática), tendo como parte essencial os exercícios simulados e o estágio supervisionado de 60 horas, totalizando cem horas.

PROGRAMAÇÃO

Em João Pessoa, a programação será realizada até o próximo dia 25, sempre das 18h às 22 horas. Já em Campina Grande, o curso ocorrerá entre os dias 13 e 29 de setembro (com aulas aos sábados, nos dias 16 e 23 de setembro). Já em Patos, a capacitação será oferecida somente aos sábados, de 6 de outubro a 4 de novembro, das 8h às 12h e de 13h30 às 17h30.

Mais notícias