A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) iniciou uma enquete para decidir o nome do seu novo assistente virtual, que será configurado durante o curso “Inteligência Artificial para Operadores do Direito através do ChatGPT”. A capacitação, promovida pela Escola Superior da DPE-PB, acontecerá no dia 2 de dezembro e será conduzida por um especialista em inteligência artificial.
O assistente virtual será desenvolvido no ambiente do ChatGPT, com o objetivo de otimizar as demandas jurídicas diárias da instituição e estará disponível para todos os membros da Defensoria. As sugestões de nome para o “robô” incluem homenagens a figuras históricas importantes para o contexto da advocacia e cultura nacional:
LylI.A. (leia Liliá)– Uma homenagem a Lylia Guedes, referência na luta pela igualdade de gênero na advocacia paraibana.
Luiz – Tributo a Luiz Gama, abolicionista e jurista brasileiro que marcou a história do país.
Ariano – Em homenagem a Ariano Suassuna, escritor e advogado paraibano, ícone da cultura nordestina.
O público pode participar votando na opção que considera mais representativa dos valores da DPE-PB. A enquete já está disponível e pode ser acessada pelo link: https://tinyurl.com/iaDPEPB.
A iniciativa demonstra o compromisso da DPE-PB em incorporar tecnologias inovadoras para melhor atender às necessidades institucionais, mantendo-se conectada com a evolução digital e com o propósito de eficiência e acessibilidade no serviço público.
Por Larissa Claro