Em visita institucional à Casa Civil nesta semana, a defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, apresentou algumas das iniciativas planejadas pela Defensoria Pública do Estado (DPE-PB) este ano para celebrar os 65 anos de acesso gratuito à justiça na Paraíba. Na ocasião, o governador João Azevedo e secretários de Estado receberam a agenda e o calendário comemorativos à data.
Além do chefe do Executivo, Madalena Abrantes também foi recebida pelos secretários de estado Gilmar Martins e Marialvo Laureano. A reunião foi uma oportunidade para discutir não apenas as atividades planejadas para este ano, mas também para fortalecer os laços entre a Defensoria Pública e o governo estadual na busca por uma justiça mais acessível e inclusiva para todos os cidadãos paraibanos.
Durante o encontro, Madalena Abrantes ressaltou que a Paraíba é o segundo estado mais antigo do país a garantir acesso gratuito à Justiça, com a criação da Advocacia de Ofício pelo Estado. “A data que celebramos este ano não é da Defensoria Pública, mas do Estado da Paraíba, já que o nosso marco inicial é a criação da Advocacia de Ofício, em 1959, pelo então governador Pedro Gondim. Essa legislação colocou a DPE-PB na vanguarda, nos tornando a segunda Defensoria Pública mais antiga do país. O que prova que a Paraíba sempre foi um estado preocupado com as pessoas mais vulneráveis”, ressaltou a defensora.
Além de prestar uma homenagem aos 65 anos de acesso gratuito à Justiça no nosso Estado, a agenda e o calendário comemorativos reúnem depoimentos de diversas pessoas assistidas pela DPE-PB, reforçando a valorosa contribuição da instituição na promoção da justiça e na transformação de milhares de vidas paraibanas ao longo dos anos.
Por Larissa Claro