DPG se reúne com representantes do TRT-13 e OAB para discutir parcerias

Por: Daiane Lima – Publicado em: 22.02.2023

 

A Defensora Pública-Geral da Paraíba, Madalena Abrantes, participou na última sexta-feira (17) de uma reunião com representantes do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-13) e da Ordem dos Advogados da Paraíba (OAB-PB) para discutir ações em conjunto voltadas às pessoas negras, transsexuais e reeducandas do sistema prisional. O encontro aconteceu na sede do TRT-13 a convite do presidente do Tribunal, o desembargador Thiago Andrade.

A reunião também contou com as presenças da chefe de gabinete da DPE-PB, Maria Auxiliadora Targino, da vice-presidente da OAB-PB, Rafaella Brandão, e de representantes de comissões ligadas aos órgãos. Na ocasião, foram discutidas propostas de convênio que possibilitem a criação de estágios para pessoas negras, oferta de empregos para pessoas trans, bem como o fortalecimento do projeto de ressocialização de reeducandos do Estado, além de outras estratégias.

De acordo com a DPG Madalena Abrantes, a reunião foi de extrema relevância, pois, através dela, foi possível reafirmar o compromisso da Defensoria com as pessoas em situação de vulnerabilidade e o respeito às diferenças e à diversidade.

“Por meio deste encontro, pudemos debater e propor melhorias para as populações que muitas vezes são discriminadas, marginalizadas e sofrem com a falta de oportunidade. Infelizmente, esta ainda é uma realidade latente e nós estamos atentos para garantir que essas pessoas tenham mais chances e possibilidades”, ressaltou.

Ainda segundo Madalena, o grupo discutiu o fomento a vagas de estágio e emprego para pessoas negras e trans, bem como a ampliação de um olhar mais humanizado e reforçado para os reeducandos, através do fortalecimento da ressocialização. “Estas são lutas incansáveis da Defensoria junto à população”, completou a defensora pública-geral.

De acordo com o presidente do TRT-13, Thiago Andrade, a reunião foi significativa para todas as instituições participantes, pois como órgãos de justiça, possuem sempre o mesmo objetivo, o de oferecer justiça para quem mais necessita.

“A importância do encontro foi total, porque nossos objetivos são comuns, tanto a Defensoria, como a OAB, e o TRT, tem o mesmo objetivo final, que é ajudar a população mais vulnerável e promover os direitos humanos. Então, o que pudermos fazer em conjunto para fortalecer essa rede de proteção aos direitos humanos, nós iremos fazer. Inclusive, convocando outros órgãos e demais parceiros, como as ONGs, e os Movimentos Sociais, para atingir essa finalidade”, ressaltou o desembargador.

Para a vice-presidente da OAB-PB, Rafaella Brandão, o encontro teve o intuito de proporcionar a integração entre os órgãos, em busca de um bem comum, que é a promoção da justiça social. “Ficamos muito felizes com o convite. A OAB agradece essa integração em busca de justiça social, de igualdade, de promoção da igualdade racial. Acredito que as pautas de direitos humanos, no momento em que o país está vivendo, são de extrema importância. Temos que nos unir e promover essa conscientização, porque precisamos urgente de uma mudança”, destacou Rafaela.

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.