Por: Larissa Claro – Publicado em: 12.01.2021
O defensor público-geral da Paraíba, Ricardo Barros, realizou nesta segunda-feira (11) a primeira reunião de trabalho do biênio 2021/2022 da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB). Coordenadores, gerentes e chefes de setor participaram da reunião e terão um prazo de até 10 dias para apresentar ao Gabinete um relatório com as principais demandas e sugestões para melhorias do setor.
Além de ouvir as necessidades de cada setor, o documento busca alinhar estratégias de atuação, considerando, sobretudo, o atual momento de pandemia “Sabemos que é impossível atender a todos, mas faremos o possível para viabilizar aquilo que for possível. Mesmo enfrentando dificuldades com o nosso orçamento, devemos melhorar as condições de trabalho e os resultados de cada setor da nossa Defensoria Pública”, afirmou o DPG.
Ele acrescentou, ainda, que durante a gestão será programado sistematicamente outras reuniões para avaliações.
Ricardo Barros lembrou que 2020 foi um ano difícil e que a DPE precisou se adaptar emergencialmente a uma nova realidade. Embora o expediente presencial tenha sido retomado na Sede Administrativa da instituição, o atendimento ao público permanece remoto, assim como ocorre nos Fóruns por determinação do Tribunal de Justiça da Paraíba.
ATENDIMENTO AO PÚBLICO NA PANDEMIA
CHAT – O Chat Online é a principal ferramenta de atendimento da DPE-PB durante a pandemia de Covid-19. Ele pode ser acessado por qualquer pessoa que necessite dos serviços da Defensoria de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, exceto nas sextas-feiras, quando o expediente encerra às 13h. Para ser atendido, o usuário deve clicar no ícone (balão verde no canto inferior direito), preencher o nome e indicar a cidade ou região onde reside.
Por meio do chat, é possível tirar dúvidas, dar entrada em ações, saber sobre o andamento de processos, enviar e receber documentos. Dependendo do caso, o atendimento pode evoluir para uma videoconferência, mas para isso é necessário que o assistido baixe o aplicativo Jitsi Meet, que está disponível gratuitamente nas plataformas Play Store e App Store.
WHATSAPP – Outro instrumento utilizado é o WhatsApp. Para ter acesso aos telefones de contato, basta acessa o banner; SAIBA COMO ENTRAR EM CONTATO COM A DEFENSORIA DURANTE O REGIME DE TELETRABALHO, na página principal do site da DPE.
Apenas os Núcleos de Atendimento de Campina Grande e Guarabira retomaram os atendimentos presenciais, mas em número limitado, de segunda a quinta-feira. Em Campina, os usuários continuam tendo a opção de atendimento remoto (não inclui WhatsApp), das 8h às 12h e das 13h às 17h, exceto na sexta-feira, que encerra às 13h. Já em Guarabira, o atendimento é exclusivamente presencial, de segunda a quinta, das 9h às 14h.