DPE-PB vai integrar comitiva dos Serviços de Justiça Itinerante na Paraíba

Por: Larissa Claro – Publicado em: 19.06.2023

 

O programa Defensoria Itinerante, que leva o atendimento da Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) para as cidades que não têm comarca ou defensor público, acompanhará, a partir de agosto, os Serviços de Justiça Itinerante, uma iniciativa conjunta do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), Tribunal Regional do Trabalho (TRT 13) e Tribunal Regional Federal (TRF5),  que atende a Resolução nº 460/2022 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Durante reunião nesta segunda-feira (19), a equipe que integra a Comissão Interinstitucional dos Serviços de Justiça Itinerante elegeu a cidade de Guarabira para sediar a primeira ação deste ano, no período de 21 a 25 de agosto. A iniciativa vai beneficiar, diretamente, a população de Guarabira, Araçagi, Cuitegi, Pilões, Pilõezinhos, Pirpirituba, Serra da Raiz, além da comarca de Alagoinha, que inclui o município de Mulungu.

A DPE-PB tem assento na Comissão Interinstitucional e é representada pela coordenadora do programa Defensoria Itinerante, Josefa Elizabete Barbosa. Além dela, os subdefensores públicos-gerais do Estado, Ricardo Barros e Sylvio Porto, participaram da reunião desta segunda-feira, que definiu as responsabilidades dos entes da comissão, com base em um Termo de Cooperação Técnica.

A Comissão também é formada ainda por integrantes do Poder Judiciário estadual, Ministério Público estadual, Justiça do Trabalho e Justiça Federal. Nesse primeiro momento, serão analisadas matérias de Família, Previdenciária, Trabalhista e Registro Público.

Nesse primeiro momento, serão analisadas matérias de Família, Previdenciária, Trabalhista e Registro Público.

Para o subdefebsor Institucional, Ricardo Barros, a iniciativa do CNJ é importante, pois facilita o acesso das pessoas à Justiça. “Nós, da Defensoria Pública, já realizamos com muito sucesso um programa de atendimento itinerante, justamente para facilitar o acesso das pessoas à Defensoria – e consequentemente à Justiça – naqueles municípios que não têm comarca. Até porque a Defensoria é a porta de entrada de mais de 80% dos jurisdicionados em todo o estado. Então a gente fica feliz em contribuir com essa iniciativa, levando a experiência e o know-how da Defensoria Itinerante para essa ação”, ressaltou Ricardo Barros.

A reunião contou com a participação do juiz auxiliar da Presidência do TJPB, Fábio José de Oliveira Araújo; do corregedor do TJPB, desembargador Carlos Martins Beltrão Filho;  do juiz-corregedor do TJPB, Antônio Carneiro de Paiva Júnior; a  juíza Lua Yamaoka Mariz Maia Pitanga; o promotor Alexandre César Fernandes Teixeira; o juiz Lindinaldo Silva Marinho (Justiça do Trabalho) e o juiz Arthur Napoleão Teixeira Filho (Justiça Federal) e a gerente de Projetos e Gestão Estratégica do TJPB, Ana Carolina Leal.

Leia mais no site do TJPB

 

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.