A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) se reuniu com representantes do Escritório Social para debater acerca dos atendimentos, serviços e suportes oferecidos aos egressos do sistema prisional do Estado por meio do convênio entre as instituições. A reunião ocorreu na Sede Administrativa da DPE, em João Pessoa.
Na ocasião, foram discutidos os suportes oferecidos às pessoas egressas e seus familiares, e a criação de uma política intersetorial e interinstitucional de inclusão social, além de políticas públicas voltadas a essa população. Também foi ressaltado o papel do Escritório Social para o processo de ressocialização, articulando serviços de saúde, qualificação e encaminhamento profissional, atendimento psicossocial, assistência jurídica e regulamentação de documentação civil.
“Realizamos o encontro para tratar de assuntos relacionados à execução penal, no tocante aos egressos, tendo em vista que a instituição possui uma Coordenadoria Administrativa de Execução Penal e precisa estreitar a parceria, conhecendo o funcionamento do Escritório Social. Importante ressaltar que temos egressos na própria Defensoria Pública prestando serviços, e temos a preocupação de oferecer maiores oportunidades no processo de ressocialização dessas pessoas”, ressaltou a coordenadora da Execução Penal na DPE-PB, Waldelita Cunha.
Participaram da reunião o coordenador de Administração, Ademilson Martins, o gerente do Escritório Social, Ringson Toledo e a advogada do equipamento público, Tayane Cabral. Além da assistente social da SEAP-PB, Priscila Lima, e da assistente social, Nirleide Dantas e da psicóloga Daniela Rocha, ambas com atuação nos projetos Visita Virtual e Porta de Entrada, da DPE-PB.
Dando continuidade à visita institucional, foi realizado um encontro entre a equipe do Escritório Social e a Administração Superior da Defensoria Pública para a apresentação da equipe. Estiveram presentes na reunião pela DPE-PB, o subdefensor público-geral institucional, Ricardo Barros, o subdefensor público-geral administrativo, Sílvio Porto e o corregedor-geral Coriolano Sá. A defensora pública Waldelita Cunha, o coordenador administrativo Ademilson Martins e a gerente administrativa Ana Lúcia Navarro também participaram do encontro.
Por fim, foi realizada uma reunião entre a equipe do Escritório Social e os egressos do sistema prisional que prestam serviços à Defensoria Pública para que fosse esclarecido o funcionamento do convênio. Na oportunidade, foram dadas orientações e passadas informações acerca do cumprimento de normas, pontualidade, assiduidade, bem como sobre as oportunidades de trabalho, direitos e benefícios.
Por Daiane Lima