Por: Cândido Nóbrega – Publicado em: 21.03.2022
O defensor público Manfredo Rosenstock, coordenador do Núcleo Especial de Defesa do Consumidor (NUDECON) da Defensoria Pública do Estado (DPE-PB), e a ouvidora da instituição, Maria do Céu Palmeira, prestigiaram nesta segunda-feira (21) o lançamento do Espaço Oceano, na Praia do Seixas, considerado o ponto mais oriental das Américas.
Ambos atenderam a um convite da diretora da Associação do Seixas, conselheira democrática e também defensora pública Catarina Guimarães. O evento ocorreu dentro da Semana do Uso Consciente, do Turismo, Meio Ambiente e Água promovida por autarquias de defesa do consumidor, Instituto de Pesquisa e Ação, Clube do Mergulho e o Primeiro Sol.
O Espaço Oceano visa a restauração ecológica, com plantio de corais nos recifes da região Cabo Branco e Seixas. Na ocasião houve uma abertura de mostra fotográfica e interativa sobre eles e instaurações dos fragmentos de corais.
Uma das precursoras do projeto é a bióloga Karina Masse, que falou sobre a formação do recife de coral, os processos ecológicos e funcionais das diversas espécies existentes, e os fatores que influenciam na saúde destes animais fenomenais.