A gratidão, substantivo feminino, é um sentimento experimentado ao reconhecer um auxílio prestado, uma mão estendida, um abraço amigo. Este é um sentimento que sustenta a bondade, reforça laços de amizade e parceria e gera felicidade. Com o propósito de expressá-lo publicamente, nesta sexta-feira (23), em celebração ao Dia Nacional dos Defensores e Defensoras Públicas, a Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) realizou a entrega da honraria Amiga da Defensoria. Durante sua confraternização anual em conjunto com a Associação Paraibana dos Defensores Públicos (APDP-PB), realizada na casa de recepção Classe A, a gratidão se estendeu a 10 mulheres, entre autoridades do Judiciário, Executivo e Legislativo, gestoras públicas, defensoras públicas, e representantes da sociedade civil, que ajudaram a fortalecer a missão institucional de ampliar o acesso à justiça e garantir direitos.
Na cerimônia solene, conduzida pelo defensor público Gerardo Rabello, o título de Amiga da Defensoria foi entregue: a ex-senadora Nilda Gondim; as deputadas estaduais, Paula Francinete, Jane Panta e a suplente Sylvia Benjamin; a defensora pública aposentada, Alzenira Palitot; a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura; a subsecretária de Estado da Administração, Jacqueline Gusmão; a superintendente da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba, Ivanilda Matias; a coordenadora executiva da Marcha da Negritude Unificada da Paraíba, Marli Soares; e a professora da Universidade Federal da Paraíba, Maísa Cartaxo.
A homenagem é um símbolo de reconhecimento à cooperação destas mulheres com a instituição ao fazer a diferença na promoção de Justiça na Paraíba. Cada uma delas recebeu uma obra de arte exclusiva, modelada do barro pelas mãos da artista Herlene Sá.
AGRADECIMENTO – A defensora pública-geral Madalena Abrantes, durante a solenidade, relembrou a importância do papel das mulheres na colaboração à Defensoria, diante dos desafios enfrentados nos últimos anos. “Este é um momento de agradecimento. Porque passamos o ano todo pedindo, indo aos gabinetes, às administrações, em cada um dos três poderes. E essas mulheres sempre nos apoiam e incentivam o nosso trabalho. E como este é um mês dedicado à Defensoria Pública, nada melhor do que agradecer”, pontuou.
HOMENAGEADAS – As ações de cada uma das homenageadas foram destacadas nesta cerimônia. A grande personalidade da noite foi a defensora pública aposentada Alzenira Palitot; ela foi reconhecida por seu trabalho hercúleo no atendimento aos mais vulneráveis na Defensoria, e mesmo aposentada, segue participando ativamente das celebrações da instituição.
As deputadas estaduais, Paula Francinete, Jane Panta e a suplente Sylvia Benjamin, receberam o título em reconhecimento ao apoio na destinação de emendas parlamentares e em votações favoráveis ao fortalecimento da Defensoria. A ex-senadora Nilda Gondim, em seus mandatos, também promoveu o crescimento da Defensoria Pública por meio de emendas e ações políticas, recebendo a honraria durante a cerimônia.
Por sua vez, a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, foi reconhecida por sua luta na defesa das mulheres e contra a violência doméstica, luta que também é abraçada pela DPE-Pb. A subsecretária da Administração, Jacqueline Gusmão, possibilitou a atualização no manejo de processos com inovações desenvolvidas pelo Governo do Estado, compartilhando recursos técnicos com a Defensoria. Contribuindo com a formação contínua de toda a comunidade da Defensoria Pública, a superintendente da Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba, Ivanilda Matias, possibilita a realização de cursos e palestras em parceria com o governo estadual.
A sociedade civil foi agraciada com a honraria, pelo reconhecimento de duas mulheres importantes na luta política paraibana, a coordenadora executiva da Marcha da Negritude Unificada da Paraíba, Marli Soares, participa ativamente de reuniões e ações da Defensoria, reiterando a importância da instituição sempre próxima aos movimentos sociais. Já a professora da Universidade Federal da Paraíba, Maísa Cartaxo, em sua vida política sempre apoio as causas da Defensoria Pública.
O caminho percorrido por estas mulheres ao lado da Defensoria demonstra o compromisso do diálogo interinstitucional, ao envolver autoridades dos três poderes e a sociedade civil, unindo forças em ações concretas para a mudança social em todo o estado.
Texto: Luiz Filho
Fotos: Roberto Marcelo