DPE estende recomendação sobre medidas de proteção às pessoas com deficiência à Prefeitura de Patos

Por: Larissa Claro – Publicado em: 04.05.2020

 

O Núcleo Regional da Defensoria Pública do Estado (DPE-PB) em Patos emitiu uma série de recomendações à Prefeitura Municipal com medidas de amparo e proteção às pessoas com deficiência durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O documento é semelhante a Recomendação feita pela Coordenadoria de Promoção dos Direitos das Pessoas Idosas e das Pessoas com Deficiência da DPE ao Governo do Estado e à Prefeitura de João Pessoa.

O ofício foi dirigido à secretária de Saúde de Patos, Francisca Lavor Furtado e recomenda, entre outras medidas, que todas as informações e orientações sobre o novo coronavírus sejam publicas em formatos acessíveis, garantindo descrição nas imagens e janela de libras ou legenda nos vídeos para que as pessoas cegas e surdas possam ter a compreensão completa das mensagens transmitidas.

Também foram recomendados o cadastro específico de famílias em situação de pobreza que possuem membros com algum tipo de deficiência e a criação de protocolos em atendimentos e disponibilização de teleatendimento a essa população também estão incluídos na recomendação.

O defensor público da Comarca de Patos, Rodrigues Júnior, lembra que Patos possui aproximadamente 1,6 mil pessoas com deficiência mental/intelectual; 5,5 mil pessoas com alguma dificuldade motora; e 3,8 mil pessoas com grande dificuldade visual, de acordo com os dados do último Censo do IBGE.

“Este grupo necessita, neste momento, de especial atenção por parte dos órgãos de saúde, em virtude dos motivos, como o fato de muitas delas terem comorbidades, necessitarem de aparelhos, remédios, terapias, alimentos especiais, fraldas, instrumentos de mobilidade e, também, recurso humano. Além disso, muitas pessoas com deficiência são dependentes do auxílio de terceiros para as atividades de vida diária”, pontuou o defensor.

Foto: Roberto Marcelo

Mais notícias