DPE emite nota sobre morte de idosos por Covid-19 em instituição de JP e cobra cumprimento de recomendação

Por: Larissa Claro – Publicado em: 15.04.2020

 

A Coordenadoria de Promoção dos Direitos das Pessoas Idosas e o Núcleo de Direitos Humanos de Campina Grande da DPE-PB da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) emitiram nesta quarta-feira (15) uma nota sobre os casos de contaminação e morte por Covid-19 na Associação Promocional do Ancião (ASPAN), em João Pessoa.

Os defensores públicos Fernanda Peres e Marcel Joffily lamentaram o falecimento dos residentes e reforçaram a Recomendação enviada aos gestores municipais de João Pessoa e Campina Grande no último dia 27 de março para adoção de medidas de prevenção relacionadas a pessoas idosas abrigadas em instituições de longa permanência para idosos nas duas cidades cidades.

Diante do ocorrido, a Defensoria Pública reiterou, por meio de ofício expedido ao Secretário Municipal de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, o cumprimento da Recomendação expedida.

Além da realização de testes rápidos nos residentes e em pessoas que trabalham nestas instituições e que tenham contato direto com os idosos, a Defensoria também recomendou desde o dia 27 de março o fornecimento de orientações sobre precaução, prevenção e contaminação do Covid-19; o reforço quanto ao fornecimento de álcool em gel, máscaras, produtos de higiene e de limpeza; e o encaminhamento aos serviços de saúde em casos suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus, conforme orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

CONFIRA A NOTA:

Lamentavelmente, deparamo-nos, esta semana, com notícias divulgadas nos meios de comunicação informando a respeito do falecimento de residentes em instituições de longa permanência para idosos (ILPI’s) em virtude de complicações decorrentes de contaminação por coronavírus (COVID-19).

A esse respeito, a Defensoria Pública do Estado da Paraíba comunica que, desde o dia 27 de março do corrente ano, encaminhara Recomendações aos gestores municipais de João Pessoa e Campina Grande concernentes à adoção especial de medidas de prevenção relacionadas a pessoas idosas abrigadas em ILPI’s nestas cidades. A Defensoria, no entanto, não obteve resposta acerca das referidas recomendações. Somente agora, na Capital, após o falecimento de 02 idosos internos da Associação Promocional do Ancião (ASPAN), a confirmação de 03 casos e a suspeita de contaminação de outros 09, que tais medidas de prevenção estão sendo adotadas.

Diante desse contexto e visando a evitar novos acontecimentos semelhantes, a Defensoria Pública reiterou, por meio de ofício expedido ao Secretário Municipal de Saúde de João Pessoa, o cumprimento da Recomendação expedida. Reforça-se, assim, a necessidade da adoção de medidas tendentes à preservação da saúde das pessoas idosas, tendo em vista o dever do Estado de garantir políticas sociais objetivando a redução do risco de doença e de outros agravos para aquelas, nos termos da Lei nº 10.741/03 (Estatuto do Idoso), bem como a garantia de prioridade no atendimento preferencial imediato e individualizado aos órgãos públicos e privados prestadores de serviços à população.

Fernanda Peres da Silva
Defensora Pública
Coordenadora de Promoção dos Direitos das Pessoas Idosas e das Pessoas com Deficiência

Marcel Joffily de Souza
Defensor Público
Núcleo de Direitos Humanos de Campina Grande

 

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.