DPE e DPU recomendam adoção de medidas de proteção à população em situação de rua de JP

Por: Larissa Claro – Publicado em: 18.03.2020

 

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) e a Defensoria Pública da União (DPU) recomendaram a Prefeitura de João Pessoa uma série de medidas urgentes para garantir a proteção à população em situação de rua durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).  Os órgãos reforçam, entre outros pontos, a necessidade de manter em funcionamento e sem restrições os equipamentos e serviços socioassistenciais direcionados à população de rua, a exemplo do Centro POP, Consultório de Rua, Ruartes e abrigos conveniados.

O documento também pede que seja disponibilizado nestes equipamentos sabão, álcool em gel e material informativo sobre a Covid-19 e que reforce o fornecimento de alimentação às pessoas em situação de rua, inclusive daquelas que buscam os serviços socioassistenciais, mas não deseja permanecer abrigadas.

Outra medida recomendada pelas defensorias é a disponibilização de espaços públicos com utilização suspensa, a exemplo de escolas, para acomodar e permitir a higiene básica das pessoas em situação de rua, adotando cautelas necessárias para evitar a aglomeração de pessoas. O documento também pontua que não seja realizada uma política indiscriminada de internação compulsória de pessoas em situação de rua “a pretexto de realizar prevenção da Covid-19”.

O documento possui 11 recomendações e é assinado pela defensora pública do Núcleo de Direitos Humano e Cidadania da DPE, Lydiana Cavalcante, e pelo defensor regional de Direitos Humanos da DPU, Edson Andrade.

Eles consideram que, “além da situação biofisiológica, a população em situação de rua encontra-se em extremo risco também em razão da impossibilidade de cumprimento das medidas acauteladoras recomendadas pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde, ante a ausência de domicílio próprio para o isolamento, da falta de acesso à água para lavar as mãos ou tomar banho de modo a manter sua higiene pessoal de maneira apropriada, bem como da notória carência nutricional”.

Mais notícias

Defensoria Pública do Estado da Paraíba
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos lhe proporcionar a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.