Por: Daiane Lima – Publicado em: 09.03.2023
Com objetivo de levar educação em direitos e conscientizar estudantes sobre comportamentos opressores direcionados às mulheres, a Escola Superior da Defensoria Pública da Paraíba (ESDPPB), motivada pelo Dia Internacional da Mulher, realizou nesta quarta (8), em Solânea, a palestra “O Machismo e Interseccionalidade dos Sistemas de Opressão”.
O tema foi abordado pelas defensoras públicas Monaliza Montinegro, que dirige a Escola Superior, e Maria Goretti Pereira, convidada pela direção da Escola, para um público formado por estudantes dos últimos anos do Ensino Fundamental e Nível Médio.
De acordo com Monaliza, a palestra proporcionou uma grande contribuição para a formação daqueles(as) estudantes ao abordar o papel da Defensoria Pública, assim como a explanação de temas importantes relacionados aos direitos das mulheres.
“Foi um momento muito gratificante e de muita interação por parte dos estudantes. Pudemos falar sobre os problemas estruturais que compõem a nossa sociedade, assim como os direitos e os deveres desses adolescentes. Esperamos que a partir de discussões como essas aconteçam mudanças de padrões nos comportamentos que alimentam as estruturas de opressão às mulheres em nossa sociedade”, ressaltou a diretora.