Defensoria registra alta na procura por atendimento pela comunidade LGBTQIAPNB+

A realização do mutirão para retificação de prenome e gênero pela Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB), no mês de junho, gerou impacto positivo no número de atendimentos realizados pela instituição ao público LGBTQIAPNB+. Do período do evento até meados de julho, a DPE registrou 94 atendimentos, um resultado bem maior do que o obtido nos meses anteriores.

O levantamento foi organizado pela Coordenadoria de Defesa dos Direitos Homoafetivos, da Diversidade Sexual e do Combate da Homofobia, vinculada ao Núcleo Especial de Cidadania e de Direitos Humanos (NECIDH). O resultado é mais que três vezes o total registrado entre março e maio deste ano, quando foram contabilizados 27 registros.

O setor verificou que a procura subiu, especialmente, entre o público trans, sobretudo homens trans, e pessoas não bináries. Dos quase 100 atendimentos realizados no período, 41 ocorreram durante o mutirão “Meu direito começa pelo nome”, cujo principal intuito foi promover a cidadania a partir da alteração no registro civil.

“A realização do mutirão representou uma virada na vida de muitas pessoas que, finalmente, puderam preencher uma lacuna que afetava a autoestima e a convivência diária. Nossa expectativa é que o número de atendimentos, principalmente relacionados à retificação de prenome e gênero, cresça ainda mais”, destacou a coordenadora da Diversidade Sexual da Defensoria Pública, Remédios Mendes.

LOCAIS –  A Coordenadoria de Defesa dos Direitos Homoafetivos, da Diversidade Sexual e do Combate da Homofobia possui atendimento online e presencial. O contato pode ser realizado por meio do Instagram (@‌diversidadedefpb), por e-mail (diversidade@defensoria.pb.def.br) ou pelo WhatsApp (83) 9 9686-1616. O atendimento presencial é realizado na sede da Defensoria Pública no endereço: Av. Monsenhor Walfredo Leal, 487, no horário das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira.

Por Thais Cirino 

Mais notícias