A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) recebeu nesta quinta-feira (18) a visita do senador da República, André Amaral. Com o intuito de fortalecer o pleito de parlamentares que pedem a ampliação dos serviços da Defensoria para todo o Estado, o senador garantiu apoio para viabilizar a presença da instituição em todas as Comarcas, dando suporte para a instalação de novos núcleos nas cidades de Alagoa Grande e Santa Luzia.
Na ocasião, o parlamentar foi recepcionado pela defensora-geral, Madalena Abrantes, e pelos subdefensores Administrativo e Institucional, Sylvio Porto e Ricardo Barros. Além da defensora pública e coordenadora de projetos da DPE-PB, Elizabete Barbosa.
A reunião contou com a apresentação de um panorama institucional, onde foram evidenciados o déficit de defensores públicos na Paraíba, a necessidade de mais locais de atendimento para a população, bem como a cooperação com órgãos para proporcionar melhorias estruturais dos locais de assistência. Também foram discutidos detalhes do Plano Nacional “Defensoria em todos os Cantos”, lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em maio.
De acordo com Madalena Abrantes, o apoio para a expansão e aperfeiçoamento dos serviços da instituição é de suma importância para que a Defensoria Pública possa desenvolver o seu trabalho de forma mais eficiente e auxiliar aqueles que mais necessitam.
“Agradecemos muito a visita do senador, pois isso demonstra que há um comprometimento com o povo paraibano e com as pessoas vulneráveis que necessitam de Justiça. Este é um modo de consolidar o auxílio à população e reduzir as desigualdades sociais. Nós trabalhamos incansavelmente para ser a voz dos mais necessitados. Esse é o papel e a missão da nossa instituição. Para isso, precisamos estar nas Comarcas, nos municípios, realizando essa prestação de serviço”, afirmou Madalena.
Por sua vez, o senador enfatizou a importância da parceria contínua entre os órgãos legislativos e as instituições de Justiça para atender os mais carentes e reforçou o compromisso em levar as pautas da instituição para o Senado Federal, com o objetivo de modernizar e ampliar a estrutura da DPE-PB. André também destacou o pedido feito ao Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para a viabilização de recursos para a instalação dos novos núcleos de atendimento.
“A Defensoria é uma instituição que tem compromisso com o bem comum, prestando atendimento ao menos favorecido. É necessário que se dê mais estrutura para ela. O pedido que fiz foi bem recebido pelo ministro, que reconheceu a importância da Defensoria Pública para tornar possível o acesso à Justiça pela população pobre, que, apesar de constituir a maioria esmagadora do país, é frequentemente esquecida pelo poder público. A instituição tem realizado um papel brilhante, especialmente, na Paraíba. Reforçamos o nosso empenho de trabalhar para fortalecê-la”, ressaltou o senador.
Por Daiane Lima