A segunda-dama e coordenadora do programa “Antes que Aconteça” na Paraíba, Camila Mariz, esteve na Defensoria Pública do Estado (DPE-PB) nesta quarta-feira (12). Durante a visita, Camila ressaltou a importância da parceria com a Defensoria para a execução do programa, que é uma iniciativa da líder da bancada feminina no Senado, Daniela Ribeiro, e tem abrangência nacional.
O programa “Antes que Aconteça” foi implantado de forma pioneira na Paraíba, por meio de um termo de cooperação técnica entre o Governo da Paraíba, Tribunal da Justiça da Paraíba e Fundação Parque Tecnológico. O objetivo é fortalecer a rede de apoio às mulheres em situação de violência doméstica, com um olhar especial para a prevenção.
Na ocasião, a defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, apresentou à Camila os projetos desenvolvidos na Defensoria no combate à violência doméstica, a exemplo dos Grupos Reflexivos para Homens Autores de Violência, coordenado pelo Núcleo Especial de Defesa da Mulher (Nudem).
“O combate à violência doméstica é uma prioridade da Defensoria Pública e o projeto de implementar Grupos Reflexivos é fruto de um grande esforço da instituição, que, mesmo sem orçamento, resolveu assumir mais essa responsabilidade. A ideia é justamente atuar na prevenção, evitar que a violência volte a acontecer e até evolua para um caso de feminicídio. Então, sem dúvida, a Defensoria será uma parceria de primeira hora do programa ‘Antes que Aconteça’. Estamos à disposição para trabalharmos juntos para combater essa chaga social, que é a violência doméstica”, ressaltou Madalena Abrantes.
“A Defensoria tem um papel essencial, sobretudo no atendimento às pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade, que é o caso das mulheres vítimas de violência doméstica, seja ela física, psicológica. As iniciativas da Defensoria são comuns ao programa Antes que Aconteça, então nós enxergamos na Defensoria uma grande parceira para a execução das ações que estão previstas”, disse a coordenadora do programa, Camila Mariz
Também participaram da reunião os subdefensores Ricardo Barros e Sylvio Porto, a coordenadora de Projetos da DPE-PB, a defensora Josefa Elizabete, a assessora jurídica Eliomara Abrantes e a psicóloga Vanilda Luna, ambas dos Nudem.
Por Larissa Claro