Por: Angélica Lúcio – Publicado em: 16.01.2017
A Defensoria Pública da Paraíba vai firmar um convênio para ampliar a assistência jurídica aos apenados da Penitenciária Modelo Desembargador Flósculo da Nóbrega, mais conhecida como Presídio do Róger, em João Pessoa.
Os defensores públicos Dirceu Abimael, Ricardo Barros e André Carvalho se reuniram com o diretor do Róger, David Efraim, e debateram a necessidade de parceria entre a unidade prisional e a Defensoria Pública.
A comissão de defensores foi enviada à penitenciária pela defensora pública geral da Paraíba, Madalena Abrantes, na segunda-feira passada (9), após um tumulto que culminou com um apenado ferido. A confusão no Presídio do Róger ocorreu alguns dias depois da execução de quase cem detentos, em Manaus e Roraima, chamando a atenção da sociedade para a crise no sistema prisional do país.
“Oferecemos à direção do Róger a possibilidade de ampliação do serviço de assistência jurídica feita por estagiários, sob a coordenação da Defensoria, de forma efetiva e integral. Os estudantes ficarão no período da tarde, complementando o trabalho que já é realizado pela manhã pelos defensores públicos”, explicou o defensor Dirceu Abimael.
Para efetivar a ampliação do serviço de assistência jurídica, a Defensoria Pública da Paraíba vai aproveitar um convênio que possui com a Faculdade Maurício de Nassau. Atualmente, o presídio do Róger abriga mais de 1,4 mil internos, mas possui capacidade para 540.