A Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) recebeu, nesta terça-feira (25), visita de cortesia do deputado estadual, Luciano Cartaxo, autor do projeto de criação da Frente Parlamentar em Defesa da Defensoria Pública na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB). O parlamentar foi recebido pela defensora-geral, Madalena Abrantes, pelos sub-defensores Ricardo Barros e Sylvio Porto, pelo corregedor-geral Coriolando Sá e pelo corregedor auxiliar, Argemiro Queiroz.
Madalena Abrantes lembrou que o deputado tem sido um parceiro da Defensoria durante sua atuação política e que o gesto reforça o interesse nas pautas relativas à instituição. “As defensoras e defensores públicos atuam diariamente para garantir que as pessoas em situação de vulnerabilidade recebam a melhor assistência, mas a instituição necessidade de um olhar que possibilite ampliar esse atendimento. Esperamos que a instalação da Frente Parlamentar na Assembleia Legislativa seja um dos caminhos para essa mudança”, destacou a defensora-geral.
Na ocasião, o deputado conheceu as instalações da sede, em João Pessoa, conversou com as defensoras e os defensores públicos sobre a atuação dos Núcleos de Atendimento e dialogou com pessoas assistidas pela DPE. “É uma alegria imensa poder acompanhar Madalena e equipe, conhecendo de perto todo o trabalho que está sendo realizado pela Defensoria Pública da Paraíba, que tem um papel social estratégico e fundamental na qualidade de vida de muita gente”, afirmou Luciano Cartaxo.
O deputado reforçou que a Assembleia Legislativa tem a função de ajudar e de colaborar, tanto com apresentação de emendas, como no diálogo permanetente com a instituição. “Queremos fazer com que a Defensoria tenha força para cumprir o seu papel social e acredito que temos apoio dos demais colegas para isso”, avaliou.
FRENTE PARLAMENTAR – A implantação da Frente Parlamentar na ALPB repete o gesto realizado pelo Congresso Nacional, em maio deste ano, quando foi lançada Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Fortalecimento das Defensorias Públicas dos Estados e da União, na Câmara dos Deputados, em Brasília. O evento, realizado no dia 17 daquele mês, foi organizado em alusão ao Dia Nacional da Defensoria Pública, comemorado em 19 de maio.
Por Thais Cirino