
As ações preventivas acontecerão durante as prévias carnavalescas e ao longo do Carnaval, com atividades educativas, orientação ao público e divulgação dos canais de denúncia, fortalecendo a rede de proteção às mulheres em todo o estado.
Coordenada pela Rede de Proteção às Mulheres em Situação de Violência na Paraíba (Reamcav), a campanha conta com a atuação integrada de todos os órgãos que a compõem, como a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, a Secretaria de Segurança e da Defesa Social, a Polícia Civil, a DPE-PB, o Ministério Público da Paraíba(MPPB), o Tribunal de Justiça da Paraíba, entre outros parceiros da rede

Durante o lançamento, a secretária de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, destacou a importância da atuação conjunta com a DPE-PB. “A Defensoria Pública integra conosco essa luta desde a primeira edição e participa ativamente da rede. É muito importante a Defensoria se somar a nós como esse instrumento fundamental da democracia e da defesa da vida das mulheres. Estaremos nos corredores da folia, distribuindo material, orientando, amparando as mulheres e lutando por uma sociedade livre da violência. É essencial que todos os entes estejam unidos, fazendo um chamamento à sociedade para que todas as pessoas possam viver e brincar um Carnaval sem violência e sem importunação sexual”, ressaltou.
CAMPANHA – Em 2026, a campanha “Meu Corpo Não é Sua Folia” prevê a distribuição de materiais educativos, como leques e adesivos, contendo os principais números de denúncia e emergência dos órgãos de segurança pública. As ações preventivas ocorrerão durante as prévias carnavalescas e ao longo do Carnaval, em diversas cidades da Paraíba, com o apoio da Coordenadoria das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher.
CANAIS DE DENÚNCIAS – Se você for vítima ou presenciar qualquer ato de violência, denuncie. Em caso de emergência, ligue 190. Também é possível registrar ocorrência pelo 197, procurar a Polícia Civil ou uma Delegacia da Mulher. O Disque 180 também está disponível para orientações e denúncias.
Texto: Felipe Bezerra
Fotos: Roberto Marcelo



