A Defensoria Pública da Paraíba participou, na última quinta-feira (31), da solenidade conjunta dos Conselhos Penitenciário e de Coordenação Penitenciária da Paraíba, que prestaram uma homenagem à juíza Andrea Arcoverde pelos 10 anos de atuação à frente da Vara de Execução Penal (VEP) da Comarca da Capital.
A defensora pública-geral, Madalena Abrantes, e a coordenadora Administrativa de Execução Penal (Caep) da DPE-PB, Waldelita Cunha, membras dos conselhos, comparecem à solenidade. A cerimônia aconteceu no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em João Pessoa, e reuniu autoridades dos Três Poderes, representantes do Ministério Público, das Polícias Civil e Militar, além de familiares da magistrada.
“Este é um de reconhecimento merecido. Dra. Andrea tem uma trajetória marcada pela competência, sensibilidade e diálogo — características essenciais para quem atua no sistema de justiça penal com o compromisso de garantir direitos, mesmo em contextos tão desafiadores como o da execução penal. Como defensora pública, vejo de perto a diferença que sua atuação tem feito para a promoção de Justiça no nosso estado”, afirmou Madalena Abrantes.
A juíza Andrea Arcoverde recebeu um Diploma de Reconhecimento das mãos dos secretários Jean Nunes (Segurança e Defesa Social) e João Alves (Administração Penitenciária), em nome dos dois Conselhos. A homenagem foi aprovada por unanimidade e destacou não apenas sua contribuição técnica à execução penal, mas também sua atuação sensível e comprometida com o fortalecimento do diálogo entre as instituições do sistema de justiça criminal.
Texto: Larissa Claro
Fotos: Ascom Seap