Defensoria Pública participa da inauguração da primeira Sala Lilás do Brasil

A defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, participou, na sexta-feira (21), da inauguração da primeira Sala Lilás do Brasil, instalada nas dependências do Instituto de Medicina Legal da Paraíba (IML-PB), em João Pessoa. A ação faz parte do Programa Nacional Antes que Aconteça e visa fortalecer a rede de proteção às mulheres no estado e no país.

O evento contou com a presença de várias autoridades, entre elas, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e o governador do Estado, João Azevedo, e a autora do programa, a senadora Daniella Ribeiro.
A Sala Lilás é um espaço inovador de acolhimento humanizado para mulheres vítimas de violência. O local oferecerá um atendimento multidisciplinar e especializado, reunindo profissionais como delegados de polícia, assistentes sociais e psicólogos, garantindo suporte integral às vítimas.

Além disso, a estrutura foi pensada para acolher também crianças que acompanham as mulheres, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor. O programa prevê a instalação de outras 52 Salas Lilás em toda a Paraíba, ampliando o atendimento humanizado e especializado às mulheres em situação de violência

A defensora pública-geral, Madalena Abrantes, destacou a relevância da Sala Lilás como mais um avanço significativo na proteção dos direitos das mulheres. “A inauguração desse espaço é um grande marco na luta contra a violência de gênero. Aqui, as vítimas terão acolhimento digno, suporte jurídico e psicológico adequado para reconstruírem suas vidas com segurança e autonomia”, afirmou.

Ela lembra que a Defensoria Pública da Paraíba tem desempenhado um papel essencial nesse enfrentamento, assumindo a responsabilidade de implementar Grupos Reflexivos para Autores de Violência Doméstica. Mesmo sem orçamento para o projeto, a instituição se comprometeu a levar adiante essa iniciativa, que busca promover a conscientização e a reeducação desses indivíduos, reduzindo a reincidência da violência e protegendo as vítimas.

Também compareceram à solenidade as defensoras públicas Mariane Fontenelle, do juizado de Violência Doméstica, Lorena Cordeiro, coordenadora do Núcleo de Defesa das Mulher (Nudem), Monaliza Montinegro, diretora da Escola Superior, e Dada Novais, chefe de Gabinete. A psicóloga Vanilda Lina e a assistente social Céu Palmeira também marcaram presença.

OUTRAS PRESENÇAS – Também participaram da solenidade o vice-governador Lucas Ribeiro, a primeira-dama Ana Maria Lins, o desembargador Fred Coutinho, presidente do Tribunal de Justiça, presidente do TRT-13, desembargadora Herminegilda Leite Machado e o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino. Também estiveram presentes as deputadas estaduais Camila Toscano e Jane Panta, o deputado estadual João Gonçalves, e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena.

Texto: Icaro Diniz
Foto: José Marques (Secom) e Roberto Marcelo

Mais notícias