A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) encerra o Mês da Mulher com uma programação especial promovida pelo Núcleo Especial de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem). As ações incluem palestra, roda de conversa e atendimento jurídico gratuito, reforçando o compromisso da instituição com a defesa dos direitos das mulheres e o combate à violência de gênero. As atividades serão realizadas no município de São José do Sabugi, no Sertão do estado, e na Capital buscando ampliar o acesso à assistência jurídica para mulheres em situação de vulnerabilidade.
No dia 27 de março, às 14h, o Nudem participa da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher em São José do Sabugi, com a palestra “Violências Invisíveis: Mulheres em Ciclos de Violência”. A iniciativa também oferecerá atendimentos jurídicos gratuitos e conta com o apoio da Secretaria Municipal da Mulher.
Em João Pessoa, no dia 29 de março, o Nudem realiza uma roda de conversa sobre os direitos das mulheres e atendimento jurídico no bairro de Mangabeira VIII, na Comunidade Sonho Verde VIII (na Rua Lima Verde), a partir das 14h.
SERVIÇOS E DOCUMENTAÇÃO – Durante as ações, será oferecida orientação jurídica conforme a demanda de cada mulher. Para ser atendida, é necessário apresentar documento de identidade (RG), CPF, comprovante de residência e comprovante de renda. Em casos relacionados à pensão alimentícia, também é preciso levar a certidão de nascimento do(a) filho(a).
NOVA COORDENAÇÃO – A defensora pública Lorena Cordeiro de Oliveira assumiu, em março deste ano, a coordenação do Núcleo Especial de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem). Mestre em Direitos Humanos, Lorena possui experiência na defesa dos direitos das mulheres, tendo atuado no Nudem da Defensoria Pública de Santa Catarina e na assessoria legislativa com foco na temática de gênero. Além disso, já prestou assessoria jurídica a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual e a vítimas de assédio.
NUDEM – O Nudem é uma unidade especializada da DPE-PB que atua na proteção dos direitos das mulheres, especialmente aquelas em situação de violência. O Nucleo oferece assistência jurídica gratuita, orientações sobre medidas protetivas e apoio em casos de violência doméstica, familiar e de gênero. Fica localizado na Rua Monsenhor Walfredo Leal, 503, Tambiá, com atendimento das 8h às 17h, de segunda a quinta-feira; e 8h às 14h nas sextas-feiras. Também atende por telefone: (83) 98826-7924 (WhatsApp).