Defensoria Pública empossa seis novos defensores (as); membros ampliam presença da instituição no interior do Estado

“É impossível esquecer o que nos faz trilhar esse caminho: a busca por um mundo menos desigual e com menos vulnerabilidades.” A frase, dita pela nova defensora pública Amanda Pereira durante o discurso de posse, resumiu o sentimento de compromisso e propósito que marcou a cerimônia realizada nesta sexta-feira (17), no Teatro do Sesc Centro, em João Pessoa.

O evento oficializou a posse de seis novos defensores e defensoras públicas aprovados no 2º concurso para ingresso na carreira da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB), ampliando o alcance da instituição e fortalecendo o acesso à justiça no estado. Na ocasião, também foi anunciada a convocação de mais 15 defensores, prevista para março de 2026.

Os membros recém-empossados(as) assumirão as comarcas de Coremas, Piancó, Itaporanga, Conceição, Patos e Sousa. A convocação também possibilitou, por meio de processos de remoção interna, que a DPE-PB passasse a atender comarcas que sofriam com a ausência de defensor público, como Caaporã, Queimadas, Rio Tinto, Juazeirinho e Pocinhos — um passo importante na efetivação da Emenda Constitucional nº 80, que prevê defensores em todas as comarcas do país..

Foram empossados(as) pelo Conselho Superior da DPE-PB: Amanda Silva Farias Dias Pereira, Bruna Freitas do Valle Dias, Davi Malveira Pinheiro, Larissa Lima Barcellos de Araújo, Heloísa Bezerra Lima e Priscila Mendonça de Albuquerque.

Ao longo de seu discurso, Amanda Pereira também destacou a responsabilidade e a coragem que marcam o exercício da função. “Defender aqueles que a sociedade e o sistema econômico excluem não é uma tarefa fácil. Nesses momentos, precisamos nos lembrar de que não é uma batalha perdida. É preciso ter coragem para vencer o medo e perseguir, com a mesma determinação, os direitos e objetivos dos nossos assistidos, assim como perseguimos o nosso sonho, que hoje se concretiza.”

A defensora pública-geral do Estado, Madalena Abrantes, ressaltou que o momento simboliza o fortalecimento institucional e o compromisso com a população paraibana. “Vocês chegam em um momento histórico, um período de consolidação do crescimento, do reconhecimento e do fortalecimento da nossa Defensoria. Chegam para somar à luta diária de transformar vidas, de garantir dignidade e de fazer a justiça chegar onde, muitas vezes, ela ainda é uma promessa distante.”

NOVA CONVOCAÇÃO – O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, anunciou a convocação de 15 novos defensores públicos aprovados no mesmo concurso, com previsão para março de 2026. “O que estamos fazendo aqui é garantir direitos. É permitir que as pessoas possam buscar o Judiciário e ter o seu direito reconhecido. É um trabalho de valorização não só da Defensoria como instituição, mas, acima de tudo, de valorização e cuidado com o cidadão paraibano”, afirmou em entrevista.

FORMAÇÃO – Os novos membros iniciam, na próxima segunda-feira (20), o curso de formação promovido pela Escola Superior da DPE-PB (ESDPPB), voltado ao aperfeiçoamento técnico e à compreensão dos princípios que regem a missão institucional da Defensoria.

A diretora da Escola Superior, Monaliza Montenegro, destacou a importância dessa nova etapa. “É bonito ver que, agora, colhemos frutos de uma trajetória que se construiu com persistência e se fortalece com unidade e respeito mútuo. Ser Defensoria não é apenas exercer uma função pública, mas compreender a realidade social, interpretar as desigualdades e transformar o Direito em instrumento de liberdade e transformação.”

PRESENÇAS – Participaram da cerimônia o deputado estadual João Gonçalves, representando o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino; o desembargador João Benedito da Silva, representando o Tribunal de Justiça da Paraíba; o secretário executivo de Gestão Governamental, Elson Carvalho Filho, representando o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena; o 1º subprocurador-geral de Justiça, Luís Nicomedes de Figueiredo Neto, representando o procurador-geral de Justiça, Leonardo Quintans; e a advogada e ouvidora da Mulher da OAB-PB, Renatta Lins Falcão de Carvalho Quintans, representando o presidente da Ordem, Harrison Targino.

Texto: Felipe Bezerra
Fotos: Roberto Marcelo

Mais notícias